fbpx

Blog

7 sinais que seu filho precisa usar óculos

Compartilhe este conteúdo:

Cerca de 20% das crianças em idade escolar apresentam problemas de visão, conforme o Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Inclusive, é nessa fase que os pais costumam notar que seu filho não enxerga bem. No entanto, é comum não repararmos em alguns sinais que podem indicar que a criança precisa de lentes corretivas. Confira a seguir, 7 sinais que seu filho precisa usar óculos:

Reclamar de dor de cabeça

Fique atento se seu filho reclamar frequentemente de dores de cabeça, principalmente na hora de realizar as tarefas da escola. Isso pode indicar que ele tem feito muito esforço para enxergar, o que deve ser investigado por um oftalmologista.

Andar de cabeça baixa

Reparou que seu filho anda sempre de cabeça baixa? Pois saiba que ele pode estar com dupla visão ao focar em um objeto ou olhar para baixo. Por isso, acaba olhando sempre para o chão ao caminhar, para prevenir quedas.

Ficar muito perto de telas

Seu filho não larga o celular e usa ele bem pertinho dos olhos? Esse pode ser um sinal de miopia, cuja principal característica é a dificuldade para enxergar de longe. Isso também é válido quando a criança assiste televisão ou joga vídeo game.

Tropeçar frequentemente

Tropeçar é comum, muitas vezes é fruto de uma desatenção nossa. No entanto, de forma frequente e aliado a esbarrões em móveis, por exemplo, pode ser sinal de que a algo não vai bem com a visão.

Sensibilidade à luz

Se o seu filho fica incomodado em ambientes bem iluminados, seja com luz artificial ou solar, isso pode ser um sinal de exotropia. Trata-se estrabismo (desalinhamento ocular), ou seja, uma virada para fora de um ou ambos os olhos.

Coçar e lacrimejar frequentemente os olhos

Coçar os olhos frequentemente e lacrimejar com facilidade pode ser um sinal de incômodo na visão da criança. A hipermetropia por exemplo, uma doença em que o globo ocular é um pouco menor, pode causar sensação de olhos pesados, ardência e lacrimejamento, especialmente durante a leitura de perto.

Acompanhar a leitura com o dedo

A criança só lê apontando o dedo para o livro? Fique atento, pois pode se tratar de ambliopia, também conhecida como síndrome do olho preguiçoso, quando há baixa na capacidade dos olhos de identificar a forma e o contorno de objetos ou imagens. A criança costuma colocar o dedo para facilitar a leitura, já que as palavras parecem muito próximas.

É importante lembrar que todos esses sinais podem ou não se tratar de um problema de visão. Só um médico oftalmologista pode diagnosticar o paciente e prescrever o uso de lentes corretivas ou colírios. Além disso, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, recomenda que a partir da idade escolar, a criança deve ir ao oftalmologista regularmente, pelo menos uma vez ano. 

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007