fbpx

Blog

5 benefícios da natação na infância

Compartilhe este conteúdo:

A natação é um esporte que além de trazer muitos benefícios para a saúde, pode ser praticada em qualquer idade. O desenvolvimento psicomotor, a melhora da capacidade cardiorrespiratória e o combate a obesidade são só alguns dos benefícios da modalidade. Afinal de contas, para alguns pequenos, estar em contato com a água é pura diversão. Mas que tal utilizar esse momento para unir a prática de atividade física com lazer? Confira a seguir, 5 benefícios da natação na infância:

Estimula o desenvolvimento psicomotor

A natação é uma ótima atividade física para estimular o desenvolvimento psicomotor dos pequenos. Ou seja, a criança aprende a fazer os movimentos do esporte ao mesmo tempo que pensa na braçada e na respiração, por exemplo.

Em declaração concedida ao Ministério da Saúde, o cardiologista e médico do esporte, Maurício Milani, disse que o indicado é que a criança tenha contato com diversos esportes. “Para o melhor desenvolvimento motor da criança é essencial que ela faça várias atividades. Ou seja, por um tempo ela joga bola, depois pode testar o vôlei, jogar peteca, fazer natação, pular corda, pega-pega, pingue-pongue. O aprendizado motor acontece por meio de gestos diferentes”, explica.

Fortalece a capacidade cardiorrespiratória

A prática da natação também ajuda a criança a controlar a respiração e pode inclusive ser aliada no tratamento de doenças respiratórias. Ao nadarmos ocorre o alongamento da musculatura intercostal, o que ajuda a corrigir deformidades torácicas que podem afetar o diafragma e os pulmões. Isso fortalece a capacidade cardiorrespiratória e aumenta a resistência imunológica do organismo.

Evita acidentes

Nadar é mais uma das habilidades que quanto antes as crianças aprenderem, melhor será o desenvolvimento delas. Além disso, as férias de família no verão ficarão mais seguras, seja na piscina ou no mar, se a criança souber nadar. No entanto, é indispensável a supervisão de um adulto quando os pequenos estão na água.

Potencializa a concentração

A natação também potencializa a concentração dos pequenos, já que é preciso atenção ao movimento alinhado de todo o corpo para deslizar na água. Em tempos que os pequenos estão passando muito tempo no celular, incentivar uma atividade física que o deixa concentrado é essencial para o seu desenvolvimento.

Previne a obesidade e outras doenças

Além de todos os benefícios citados acima, a natação é aliada na prevenção e combate a obesidade e outras doenças. O esporte, além de ser lúdico, ajuda a queimar muitas calorias e movimenta todo o corpo.

E você, gostou de saber mais sobre os benefícios da natação na infância? Que tal incentivar o seu filho a praticar essa modalidade?

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007