fbpx

Blog

Voltas às aulas: hora de reorganizar a rotina

Compartilhe este conteúdo:

Fevereiro é o mês de volta às aulas, e com o retorno da rotina é preciso estar preparado para enfrentar mais um ano letivo. Neste artigo trouxemos dicas para você deixar tudo organizado e não ter chance dos pequenos esquecerem lápis, borracha, lanchinho e por aí vai…

A autora do livro “Organize sem Frescuras”, Rafaela Oliveira, que também é personal organizer, em entrevista a Revista Crescer, disse que retomar práticas rotineiras, ou mesmo criar, entre 10 e 15 dias antes de as aulas começarem, é o melhor jeito de evitar obstáculos no percurso. “Na minha casa há uma rotina para a volta da escola: minha filha chega, come alguma coisa, toma banho e vai estudar ou fazer lição. Na hora do jantar, estamos sempre juntos, na mesa. Assim conversamos mais”, comentou. A especialista ainda disse que o primeiro passo é preparar uma lista de afazeres com tudo o que precisa ser feito – e quando precisa ser feito – para dar tempo de ter todos os pontos organizados até a noite anterior ao retorno às aulas.

Confira as dicas da personal organizer:

Cronograma com a participação da criança

A primeira dica é organizar a rotina com o seu filho. De acordo com Rafaela, a partir dos três anos já é possível inseri-los nessa tarefa. Faça um calendário grande e coloque em um lugar visível com desenhos no lugar de texto, para ser mais atraente. Por exemplo, em vez de escrever “arrumar a mochila”, desenhe a criança arrumando a mochilinha;

Material escolar

Não deixe a compra dos materiais para depois. Compre logo! Faça uma listinha com todos os itens e depois revise se adquiriu todos. Nada de deixar para comprar o apontador ou o lápis de última hora. Também ensine seu filho a reutilizar o material dos anos anteriores. Se a mochila está novinha, por exemplo, porque não ser feliz com ela de novo?

Uniforme

Outra dica essencial é conferir o uniforme. Observar se tem mancha, rasgos, verifique a identificação do seu filho no uniforme. Crie a rotina de deixar a roupa separada no dia anterior para a criança só vestir e ir para a aula;

Lancheira

Não dá para esquecer da lancheira, né!? Confira se precisa comprar outra, ou se é só lavar a antiga. Também estude previamente o cardápio para preparar as refeições com calma e incluindo todos os nutrientes que a criança precisa;

Sono

Antes de voltar às aulas, já comece a preparação do seu filho para dormir. Coloque-o na cama mais cedo gradualmente. A criança precisa estar descansada para aproveitar bem o dia de aula.

Agora que você já conferiu as dicas da personal organizer, aqui vai uma nossa: aproveite o momento para despertar a conscientização no seu filho. Se não for mais usar materiais de anos anteriores, doe para quem precisa! Lembre-se que a educação e a conscientização para um mundo melhor começa em casa! Boas aulas!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007