fbpx

Blog

Você sabe a origem do Dia das Crianças?

Compartilhe este conteúdo:

O Dia das Crianças está chegando e com ele uma variedade de lembranças e sentimentos. A nostalgia, a saudade da época, tida para muitos, como a melhor fase da vida, desperta também ações nas redes sociais. Desde trocar a foto de perfil, escrever cartas para o “eu criança”, a fazer posts e marcar amigos e familiares, entre outros. Mas e qual a origem desse dia recheado de significados?

Segundo fontes eletrônicas, a data foi criada no Brasil antes de ser comemorada no restante do mundo, pelo deputado federal Galdino do Valle Filho, na década de 20, e oficializada em 5 de novembro de 1924 pelo então presidente Arthur Bernardes. Somente entre 1955 e 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela, em parceria com a Johnson & Johnson, lançou a Semana do Bebê Robusto, com a intenção comercial de aumentar a venda de brinquedos, é que o dia passou a ser comemorado em 12 de outubro pelos brasileiros.

Em 20 de novembro de 1959, a Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) oficializou a Declaração Universal dos Direitos da Criança e, a partir de então, essa data (20 de novembro) passou a ser comemorada na maioria dos países do mundo.

A educação é o melhor presente

Que o Dia das Crianças é uma data comercial, ninguém duvida, assim como Dia dos Pais, das Mães, e por aí vai. Muitos familiares quebram a cabeça se perguntando com o que irão presentear os pequenos, fulana já tem isso, ciclano ganhou aquilo ano passado. Mas será que estamos dando os “presentes” adequados aos nossos filhos?

Parece clichê, mas a educação é o melhor presente e herança que podemos dar/deixar aos nossos filhos. Ensinar a desenvolver a empatia, a gentileza são qualidades desenvolvidas e que não podem ser “arrancadas” deles.

Ninguém está intimando que você não dê mais presentes ao seu filho, mas que repense o alto valor gasto e a sua real necessidade.

dia da crianças

Dicas

– Se optar por comprar algo, incentive a criança a doar brinquedos para famílias carentes, como roupas, calçados, brinquedos, material escolar;

– Leve seu filho a uma pracinha e desperte nele a sensação de leveza e liberdade;

– Vá ao cinema ver aquele filme que recém entrou em cartaz, ou se programe para assistir aquele que vai passar na TV aberta e sempre desperta sorrisos;

– Elaborem o almoço juntos ou saiam para comer fora;

– Façam um passeio com o cachorro pelo bairro e conte histórias curiosas sobre o lugar que vocês habitam;

– Conte fatos da sua infância e relembre com fotos antigas.

Com essas pequenas dicas, você percebeu o quanto os momentos simples podem ser grandes presentes? Repense e faça duas crianças felizes: o seu filho (a) e o (a) eterno (a) garoto (a) que existe dentro de você!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007