fbpx

Blog

Viajando com os pequenos

Compartilhe este conteúdo:

O período de férias vem chegando e com ele uma das melhores coisas da vida: viajar! Com a chegada de um novo membro na família muitos casais acabam deixando as viagens de lado, pois acham que dá muito trabalho. Mas com planejamento e vontade, viajar com as crianças pode ser mais simples do que você imagina!

É claro, que você terá que fazer alguns ajustes em relação a quando você viajava sozinha ou com o seu par. Confira:

Avião

Tá, mas qual a idade mínima para o bebê ‘voar’?

De acordo com o pediatra Sulim Abramovic, do Hospital Infantil Sabará, de São Paulo (SP), em entrevista ao site Viagem e Turismo, não há idade mínima para criança viajar de avião.

Mas existe idade ideal. É melhor evitar viagens com recém-nascidos, que são mais vulneráveis a infecções e outros problemas de saúde. As companhias aéreas, aliás, só transportam bebês com mais de 7 dias de vida (a Avianca, só a partir do 10º dia).

“No geral, pediatras recomendam esperar até que a criança complete 3 meses, período suficiente para tomar as principais vacinas do calendário, como a BCG (contra tuberculose) e a meningocócica C conjugada (contra meningite e outras infecções)”, conforme o site Viagem e Turismo. Importante salientar que o pediatra deve ser consultado para checar se a criança está em boas condições para viajar.

Dica: prefira voo diretos. A longa espera no aeroporto pode deixar as crianças ansiosas e cansadas;

Carro

A viagem de carro acaba sendo uma das populares para quem viaja com crianças. Já que no seu carro você pode levar o que quiser, sem ter que pagar mais por isso. Pois no avião, a mala que ultrapassa os limites recomendados pelas companhias aéreas, precisa ser despachada (e paga!).

Antes de pegar a estrada dê uma boa revisada no seu veículo. Ficar a pé não é nada legal, ainda mais com bebê a bordo!

Outra coisa essencial é providenciar a cadeirinha para a criança no carro. Entretanto, é importante escolher a cadeirinha adequada para o seu bebê. Confira abaixo as diferenças entre as mais utilizadas:

– Bebê conforto: cadeirinha indicada para bebês recém-nascidos com até 9 kg (algumas até 13 kg), mais reclinadas, e que devem ser colocadas de costas para o banco da frente do carro;

– Poltronas reversíveis: cadeirinha projetada para carregar desde recém-nascidos até crianças de cerca de 16 kg ou mais, dependendo do modelo. Enquanto o bebê é pequeno, esses modelos são instalados de costas para o banco da frente do carro. Essa é a posição mais segura, porque protege o pescoço do bebê em caso de impacto;

– Assento de elevação: poltronas ou “banquinhos” que servem para a criança ficar mais alta e dessa forma usar o cinto normal do carro na posição correta.

Dica: leve brinquedos para entreter os pequenos!

Ônibus

A passagem de avião está cara? O carro estragou ou você simplesmente não quer dirigir? Não tem problema. Vá de busão! De acordo com o site Guichê Virtual, bebês de até seis meses são transportados facilmente no colo dos pais, não havendo a necessidade de comprar um assento extra para eles. A dica para que o cansaço de carregar o bebê durante a viagem seja amenizado é o canguru ou sling. Eles mantém os braços de quem carrega mais livres e o neném muito mais confortável.

“Para manter o bebê entretido ao longo da viagem, seja criativo! Faça jogos e brincadeiras que não dependam de muita parafernália. Para os bebês, um mordedor e um brinquedo pequeno já são suficientes para distraí-lo durante o percurso. Sem contar que o movimento do ônibus vai manter o bebê mais dormindo que acordado”.

Dica: prefira a poltrona do corredor, assim você poder circular com mais facilidade. Amamente e troque-o antes do início da viagem. Nas paradas dos ônibus, aproveite para abastecer as mamadeiras, ir ao banheiro, comprar alguns itens básicos de alimentação e para tomar um ar livre com o bebê.

Viajar com os pequenos não precisa ser uma árdua tarefa. Com um pouco de planejamento e organização, as viagens em família podem ser muito divertidas tanto para os Pais quanto para os bebês.

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007