fbpx

Blog

Verão e otite externa – dicas para proteger seu filho

Compartilhe este conteúdo:

Verão é época da criançada se refrescar. Mas seja no mar ou na piscina, é sempre bom estar atento para não entrar água no ouvido dos pequenos, para não causar otite externa. Confira dicas para proteger seu filho e assim aproveitar o verão!

A otite é toda inflamação em uma das regiões do ouvido (externa, média e interna) e pode ser o resultado de alergias ou da ação de vírus, bactérias e fungos.

Já a otite externa, também conhecida como “ouvido de nadador”, é mais comum no verão e consiste em uma infecção que vai do canal do ouvido até a membrana do tímpano (responsável por localizar a fonte sonora e amplificá-la até a chegada ao tímpano). “Geralmente ocorrem por traumas causados pelo uso abusivo de cotonetes, por exemplo, e outros objetos para coçar o ouvido – além do contato com água contaminada em mergulhos de piscina ou mar”, de acordo com o site Minha Vida.

“A água deixa o ouvido mais úmido e, junto com o calor, favorece o crescimento de bactérias e fungos”, explica o otorrinolaringologista da Sociedade Brasileira de Otologia, Marcelo Toledo Piza, em entrevista à Revista Crescer.

Não há vacina que proteja a criança contra esse tipo de otite (as do calendário são para a otite média), então o melhor é prevenir.

Dicas

– Não use cotonete no ouvido do seu filho (o contato com a água prejudica a proteção natural do canal auditivo externo, por isso, qualquer machucado provocado pelo cotonete facilita a inflamação);

– Seque levemente o ouvido do seu filho com uma toalha;

– Evite piscinas ou quaisquer outros locais com qualidade da água duvidosa;

– Uma opção é usar protetores de silicone para evitar que a água entre na região.

Sintomas e tratamento

Os sintomas geralmente incluem:

– Dor intensa no ouvido;

– Perda de audição;

– Secreção;

– Coceira.

O tratamento pode ser feito com analgésico para aliviar a dor e antibiótico tópico em gotas, por se tratar de uma infecção localizada no canal auditivo externo. Mas em casos mais graves, pode ser ministrado também antibiótico via oral, de acordo com a Revista Crescer.

Lembre-se, assim que aparecerem os sintomas, leve seu filho no pediatra ou otorrinolaringologista. O quanto antes a criança for diagnosticada, mais rápida será a recuperação, afinal de contas, ninguém quer ficar “de molho”, a não ser na piscina, ou no mar, não é mesmo? E agora que você já sabe dicas para evitar o problema, é só curtir o verão com tranquilidade!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007