fbpx

Blog

Vacina contra o coronavírus é segura para gestantes?

Compartilhe este conteúdo:

A cada dia que passa, a vacina contra o coronavírus está se tornando realidade em mais lugares do mundo. No entanto, cada país discute quais grupos serão vacinados primeiro, como o dos profissionais da saúde, os idosos, e as gestantes e puérperas. Com isso, surgem dúvidas sobre a vacina contra o coronavírus ser segura ou não para as grávidas ou lactantes.

Estudos com gestantes ainda não foram divulgados

Além da expectativa da gravidez, as gestantes brasileiras também vivem outra espera. Isso porque ainda não se sabe se elas vão poder tomar a vacina contra o coronavírus de forma segura. O ginecologista da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Geraldo Duarte, diz que as pesquisas envolvendo gestantes realizadas até o momento ainda não divulgaram os resultados. No Brasil, pelo menos duas vacinas envolveram mulheres grávidas em seus grupos de estudo.

O médico ainda comenta que as diferentes formas de produção das vacinas também podem influir em uma eventual indicação para grávidas. Ele aponta que as vacinas contra o SARS-CoV-2 estudadas até o momento utilizam vírus inativados ou fragmentos do vírus. Na avaliação do médico, é possível que as primeiras vacinas contra a Covid-19 liberadas para as gestantes sejam as que utilizam essas tecnologias. Isso porque já existem vacinas, para combater outras doenças, que são fabricadas assim e aplicadas em mulheres grávidas.

Segurança da vacina para as lactantes

Já o site e-lactância alterou recentemente a classificação da vacina contra a Covid-19 para “baixo risco para amamentação”. A plataforma é uma das maiores referências mundiais de compatibilidade entre medicamentos e amamentação. De acordo com o site, nenhum dos tipos de vacinas atualmente em desenvolvimento contra Covid-19 contém vírus vivos ou conservantes em seus componentes e, com isso, não podem provocar a doença ou causar quaisquer alterações no material genético de seu hospedeiro.

Ainda segundo o e-lactância, “todas as vacinas devem ser consideradas seguras para uso durante a lactação e, portanto, podem ser prescritas para mulheres que amamentam”. O site também assegura que “a vacinação contra a Covid-19 não deve ser um impedimento para o início da lactação nem uma causa para sua interrupção”. Um verdadeiro alívio para as mães, não é?

Vacina no Brasil

O Governo Federal anunciou recentemente que a vacinação contra a Covid-19 pode iniciar ainda em janeiro de 2021. As primeiras aplicações devem ser das vacinas fabricadas na Índia pelo laboratório AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. Foram compradas 2 milhões de doses desse imunizante, o mesmo que está sendo fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aqui no Brasil.

O Ministério da Saúde ainda informou que acelerou as negociações com a Pfizer para a compra da vacina que já vem sendo aplicada em diversos países, como os Estados Unidos.

Mas apesar desses avanços, seguir os protocolos de higiene ainda é a melhor forma de prevenir a doença. Além disso, procurar fontes confiáveis para se informar sobre o coronavírus e conversar com o seu médico sobre qualquer dúvida também é importante. E você, já está ansiosa para ser imunizada contra a Covid-19? Conta pra gente nos comentários!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007