fbpx

Blog

Tire dúvidas sobre o nascimento dos primeiros dentes do bebê

Compartilhe este conteúdo:

O nascimento dos primeiros dentes dos bebês causa muita incomodação neles e preocupação nos pais. Até se identificar que o choro e a irritação é devido aos seus dentinhos, muita coisa acontece.

De acordo com o especialista em Odontopediatria pela Universidade de São Paulo, Gabriel Politano, em entrevista à revista Bebê, os primeiros dentes começam a nascer por volta dos quatro meses. “De quatro meses a pouco mais de um ano, ainda consideramos normal. Mas, de qualquer forma, se nenhum dente estiver nascendo a partir do primeiro ano, já é aconselhável levar a criança a um odontopediatra para avaliar se existe algum problema. E embora não existam pesquisas que comprovem isso, é o que observamos na experiência clínica”, explica.

Segundo a pediatra Beatriz Beltrame, em artigo publicado no portal Tua Saúde, a primeira dentição completa do bebê tem 20 dentinhos: 10 em cima e 10 em baixo e todos eles já devem ter nascido até os cinco anos. A partir dessa fase os dentinhos de leite podem começar a cair, sendo trocados pelos dentes definitivos.

Sintomas

Os sintomas de que aí vem os dentinhos são variados e devem ter total atenção dos pais. “O que é associado ao nascimento dos dentes é a irritação, o choro e a inflamação localizada. As outras relações ainda não foram comprovadas enquanto causa e efeito, e as febres relatadas – cujo motivo ninguém consegue descobrir – costumam estar abaixo dos 38º”, ressalta Politano.

Portanto, uma temperatura mais alta, não está necessariamente relacionada ao nascimento dos dentinhos e é preciso consultar um pediatra para investigar se não o bebê não está passando por algum outro problema de saúde.  

Além disso, é comum que a criança tenha dificuldade para comer, devido a dor, e isso pode levar o bebê a babar muito e colocar as mãos na boca e objetos.

Aliviando a dor

De acordo com a pediatra Beatriz, o frio reduz a inflamação e o inchaço das gengivas, diminuindo o mal-estar. Com isso, é apropriado aplicar gelo diretamente na gengiva, ou dar ao bebê alimentos frios, como maçã ou cenoura frias, cortadas em formato grande para que não engasgue. E não esqueça de ficar de olho na criança, é claro. Além disso, outra solução pode ser deixar roer um anel de dentição apropriado que se pode comprar em qualquer farmácia. Uma boa massagem de reflexologia também pode ajudar a acalmar o bebê. Ela pode ser feita após o banho, que é quando a criança está quente, confortável, limpa e mais relaxada.

Principais cuidados

Segundo a Revista Crescer, a higienização inicia quando nasce o primeiro dente. Enquanto o bebê tiver apenas os dentes incisivos (superiores e inferiores da frente), a mãe pode fazer a limpeza com uma gaze seca ou umedecida em água filtrada ou uma dedeira. Quando nascerem os primeiros molares, por volta dos 14 meses, é obrigatória a introdução da escova de acordo com a indicação da idade na embalagem, pois esses dentes têm sulcos, que não são devidamente limpos de outra forma. O uso do creme dental também deve ter início nessa fase e o especialista deve orientar se o produto pode conter flúor ou não.

Lembrando que as dicas não substituem o acompanhamento de um profissional. Então, assim que os primeiros dentinhos nascerem, já marque uma consulta e sane todas as suas dúvidas. Assim, seu bebê terá dentes lindos e saudáveis!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007