fbpx

Blog

Sono do bebê – dicas para melhorar a qualidade

Compartilhe este conteúdo:

Como melhorar o sono do bebê é uma das perguntas mais recorrentes na vida dos pais. O cenário é conhecido: é meio da madrugada, você está no bom do descanso e o bebê começa a chorar e não quer mais voltar a dormir? Com certeza, muitas das mamães e papais se identificaram e imaginaram essa cena. Confira dicas para que ambos – pais e filhos – tenham uma noite de sono tranquila!

Estabeleça um local para a criança dormir

O famoso dormir com os pais ainda é bem discutido. Para alguns especialistas, a prática traz benefícios na hora do sono. Para outros, pode atrapalhar a autonomia dos pequenos. O certo é que eles devem ter o seu cantinho fixo para dormir. Se a criança está acostumada a dormir com os pais, e for colocada em um quarto separado, é claro que vai estranhar, e vice-versa.

Ajude o bebê a criar seus próprios rituais de sono

De acordo com o pediatra Leonardo Posternak, membro do Departamento de Pediatria do Hospital Israelita Albert Einstein e co-autor do livro “E agora, o que fazer? – A difícil arte de criar os Filhos” (Editora Ágora), em entrevista ao portal Delas, é imprescindível que o bebê crie seus próprios rituais antes de dormir. “Pode ser segurar um paninho ou até colocar a mão na orelha, desde que o ritual não dependa dos pais para acontecer. Assim, quando ele acordar no meio da noite, poderá voltar a dormir sozinho”, explica.

sono do bebê dicas

Observe os sinais de sono

Não adianta manter a criança alerta até tarde para aproveitar o tempo ou para fazer com que ela canse e durma toda a noite. Nem sempre isso vai funcionar. Assim como os adultos, os pequenos precisam de um período de sono para terem uma noite tranquila. Atenção também as sonequinhas do meio da tarde, o ideal é tenha um intervalo de cerca de três horas entre os cochilos.

Evite esses alimentos antes de dormir

Outro fator que pode atrapalhar o sono dos pequenos é o alimento que foi consumido instantes a hora de deitar. A cafeína, presente em refrigerantes e chás, assim como os açúcares são estimulantes e farão com que a criança demore para pegar no sono. O leite de vaca antes de dormir também não faz bem às crianças, pois pode aumentar as secreções na garganta e pulmões.

Mantenha o quarto aconchegante

Antes mesmo da criança nascer, os pais já enchem o quartinho com enfeites, eletrônicos, ursos e brinquedos. Só que muitas vezes, a junção de objetos e cores pode ser prejudicial e não passar tranquilidade para a criança, além de estimularem a curiosidade. Aposte em cores neutras e luzes mais fracas.

Aspirador nasal

A nossa última dica, mas não a menos importante, é o aspirador nasal Cleanose. O aparelho de sucção nasal é indicado para uso em crianças de 0 a 4 anos de idade. Por meio de um sistema de sucção do muco, o nariz é desobstruído, proporcionando alívio na respiração do bebê. Além disso, o Cleanose é feito com material plástico atóxico que não machuca as paredes nasais. Adquira o seu aqui 😉

Agora é avaliar as dicas, e manter a calma para desejar e pôr em prática uma noite de sono dos sonhos!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007