fbpx

Blog

Sinais de intolerância à lactose nos bebês

Compartilhe este conteúdo:

Frequentemente a gente conhece alguém que se diz intolerante à lactose, ou avista um produto “zero lactose” no supermercado, não é mesmo? Mas muitas pessoas não sabem o que isso significa. Então vamos lá! Lactose é o açúcar presente no leite e seus derivados. De acordo com o médico Drauzio Varella, a intolerância é um distúrbio digestivo associado à baixa ou nenhuma produção da enzima lactase pelo intestino delgado. Ou seja, a incapacidade de digerir totalmente o açúcar de produtos lácteos.

Este açúcar do leite é um carboidrato e algumas pessoas são diagnosticadas intolerantes ainda bebês. De acordo com o blog “Sou Mãe”, a forma mais frequente de intolerância à lactose ocorre em bebês que tomam leite do peito e acabam tendo diarreia aguda. Nas crianças em idade pré-escolar, escolar e nos adultos ela se manifesta por dor abdominal recorrente, distensão abdominal e acumulação de gases no trato digestivo.

Em entrevista ao blog, a especialista em gastroenterologia e nutrição pediátrica, Sylvia Cruchet, revelou que a intolerância é uma das principais causas de consultas a gastroenterologistas. A médica explica que os sintomas acima citados não são exclusivos da intolerância à lactose e orienta observar a relação entre a suspensão do consumo da lactose e o desaparecimento da diarreia.

Em estudo publicado pela especialista, ela revela que cerca de 80% da população mundial apresenta intolerância à lactose em maior ou menor grau. Muitas pessoas apresentam sintomas que se confundem com a síndrome do intestino irritável.

Diagnóstico

Ao blog “Sou Mãe”, Sylvia Cruchet explicou que “o método mais frequente para obter o diagnóstico da intolerância à lactose em bebês é por meio do pH – grau de acidez – e de substâncias redutoras nas fezes, já que essa técnica é econômica e está disponível em qualquer serviço hospitalar”.

Sintomas

– Distensão abdominal;

– Cólicas;

– Diarreia;

– Flatulência (excesso de gases);

– Náuseas;

– Assaduras.

Os sintomas elencados foram divulgados pelo médico Drauzio Varella e podem variar de acordo com a quantidade de lactose ingerida. Não quer dizer que se seu bebê apresenta os sintomas, ele tenha automaticamente intolerância a lactose, por isso é sempre importante consultar um médico para manter seu filho saudável!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007