fbpx

Blog

Pets e crianças – conheça os benefícios

Compartilhe este conteúdo:

Que eles são parte da família, ninguém duvida. Hoje os pets, em sua maioria cães e gatos, estão inseridos na rotina dos humanos. Vestem roupas, usam perfumes e até ajudam a “cuidar” das crianças. Mas quais os benefícios que essa relação pode trazer?

Todo mundo sabe que chegada de um bebê muda a rotina da casa. Mas não vá deixar de lado seu amigo pet com a chegada do novo morador do lar. Essa relação pode dar mais certo do que você imagina e a ciência comprova.

A psicóloga Mara Lúcia Madureira, em entrevista ao G1, disse que crianças que convivem com animais de estimação costumam expressar afetividade mais facilmente e aprendem mais sobre regras de convívio, respeito e a importância de cuidar do outro. “As crianças desenvolvem mais rápido as noções de companheirismo e responsabilidade com aqueles que dela dependem. Com o bichinho, elas aprendem a respeitar os horários de alimentação, passeios, necessidades fisiológicas como sono, urinar e defecar”, explicou.

Outro benefício está associado ao desenvolvimento social da criança e até mesmo na prevenção de doenças, como resfriados, problemas estomacais e até dores de cabeça. É o que explica a psicóloga Marina Junqueira Zampieri, também em entrevista ao G1. “Isso acontece porque os níveis de imunoglobulina A, um anticorpo presente nas mucosas que evita a proliferação viral ou bacteriana, aumentam quando em contato com os animais e fortalecem o sistema imunológico”, ressaltou.

Outros benefícios

Além de seres ótimos companheiros, tanto para os adultos como os pequenos, os pets melhoram a qualidade de vida. Inclusive combatendo o estresse do dia a dia. É isso que deduziu um estudo feito pela Universidade Estadual de Nova York, nos Estados Unidos. O experimento testava os níveis de tensão de pessoas em quatro situações: sozinhas, com seu parceiro, com seu animal e com seu parceiro e o animal. Foi constatado que a ocasião de maior tranquilidade foi apenas com o pet. Outro motivo para você levar um pet para o seu lar, se ainda não tem.

E não para por aí. Ter um animal evita que os filhos desenvolvam alergias. Estudos feitos por um pesquisador da Universidade de Wisconsin-Madison mostraram que as chances de uma criança ter esse tipo de problema são 33% menores com um bicho de estimação. Isso porque, com a convivência, os pequenos desenvolvem um sistema imunológico mais forte, como já citado acima. O mesmo vale para o mito de que quem tem gato em casa tem mais risco de desenvolver asma.

As vantagens não param por aí…

Além das vantagens apontadas acima, ainda podemos elencar que os pets reduzem risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC), ajudam no emagrecimento, pois nos ajudam a sair do sedentarismo para passearmos com eles, os cães também podem detectar hipoglicemia (pouco açúcar no sangue) e até câncer, entre diversos outros benesses.

Mas o melhor de tudo, acreditamos que seja o amor retribuído, porque esse não pede nada em troca, não vê cor, nem raça. Com todos esses benefícios, ficou com vontade de adotar um animalzinho? Visite um abrigo e seja você também adotado!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007