fbpx

Blog

O gato e o mito sobre toxoplasmose e gravidez

Compartilhe este conteúdo:

A maioria das grávidas que têm gatos em casa são questionadas sobre a toxoplasmose e muitas vezes encorajadas a se “livrarem” dos bichanos, pois eles seriam os “vilões” da infecção. Um grande mito. Se o animal estiver infectado, a gestante só seria contaminada se ingerisse as fezes dele. O que poderia ser depois de limpar a caixa de areia e não higienizar as mãos, por exemplo. Mas colocar a culpa em alguém que é tão vítima da doença quanto a mãe que espera um filho, é preconceituoso e alarmante.

De acordo com o Dr. Drauzio Varella, “toxoplasmose é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, facilmente encontrado na natureza, sobretudo nas regiões de clima temperado e tropical”.

Ainda, conforme o médico, a forma mais comum de ter toxoplasmose é por meio da ingestão de carne – bovina, suína ou de aves –, crua ou malcozida, contendo cistos do protozoário. “O consumo de leite cru, não pasteurizado, com presença de taquizoítos (uma outra forma do parasito) também consiste em uma fonte possível de infecção. Queijos preparados com leite não pasteurizado podem transmitir a doença”, acrescenta Varella.

Sintomas

Em 2018 a cidade de Santa Maria, no centro do Rio Grande do Sul, registrou “surto” de toxoplasmose. Foram cerca de 900 casos e em pouco tempo muitas pessoas foram diagnosticadas. Até hoje os órgãos de saúde não descobriram a causa do ocorrido.

Isso porque a doença é considerada “silenciosa” pelos especialistas. Isto é, em cerca de 90% dos casos ela não apresenta sintomas claros, tornando-a mais perigosa. Em 10% da população ela se apresenta em sua forma clássica, com sintomas como febre e gânglios inchados pelo corpo — o que dura algumas semanas.

toxoplasmose-gravidas-gatos

Prevenção

– Não coma carne crua ou malpassada; assim como vegetais sem higienização;

–  Lave as mãos com água e sabão, qualquer sabão, depois de ter lidado com carne crua ou malcozida e vegetais;

– Mantenha seus utensílios de cozinha (facas, tábuas, colheres, escorredores) sempre bem higienizados;

– Mantenha o pré-natal em dia, com exames e consultas ao ginecologista periodicamente;

– Use luvas quando for realizar alguma limpeza.

Outra dica é não acreditar em tudo que falam por aí. Sempre que suspeitar de algo, pergunte ao seu médico. As pessoas têm o hábito de perpetuar mitos sem saber que são inverdades. Foi assim com o cão e a leishmaniose, com o bugio e a febre amarela, e por aí vai. Além disso, o mundo está cheio de abandono e indiferença com os animais e o seu não precisa entrar nessa lista. Atualmente os animais fazem parte da nossa família, e você não pode abandoná-lo com a chegada de um novo membro!

Para outros artigos, clique aqui 😉

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007