fbpx

Blog

Nomes mais registrados em 2018 e tendências para 2019

Compartilhe este conteúdo:

Enzo Gabriel foi o nome mais registrado no Brasil em 2018, com 18.156 registros, e Maria Eduarda, com 15.760. As preferências nacionais do ano que se encerra superaram os nomes que em 2017 ocupavam o topo da lista – Miguel, agora na segunda colocação e Alice, agora na terceira colocação entre os nomes femininos.

Já no Rio Grande do Sul, Arthur foi o nome mais escolhido pelas mamães e papais gaúchos, com 1.067 registros. Para meninas, o nome mais registrado foi Ana Clara, com 695.  Os dados foram divulgados pelos cartórios de Registro Civil do Rio Grande do Sul.

O levantamento de 2018 reuniu dados de todos os Cartórios de Registro Civil brasileiros, que formaram uma base com registros realizados até o dia 21 de dezembro, disponível a toda a população por meio do Portal da Transparência, que pode ser acessado pelo endereço www.registrocivil.org.br.

Com todos os estados integrados à base de dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/Brasil) foi possível identificar, também, as preferências em cada uma das cinco regiões brasileiras. Nos rankings regionais surgiram variações à lista nacional, como a presença de nomes como João Miguel – um dos que mais cresceu em 2018 – no Norte, Nordeste e Centro-Oeste –, Heitor, no Centro-Oeste, Maria Clara e Maria Cecília, também no Nordeste, e Helena na região Sul.

De acordo com a Arpen, o levantamento usou a Central Nacional de Informações do Registro Civil como base central, e ainda identificou a existência de 348.861 nomes diferentes, alguns deles com ampla variação de grafia, além dos tradicionais nomes diferentes escolhidos pelos pais. Outro destaque foi a quantidade de nomes compostos, o que representam 28,3% do total de nomes escolhidos pelos pais brasileiros. O estudo identificou ainda a existência de 3.027 variações compostas para o nome Maria, 2.320 para Pedro, 1.564 para Ana, 1.488 para Enzo e 1.260 para João.

Tendências para 2019

Seu baby chega em 2019 e você ainda não decidiu o nome dele? Não tem problema, nós te ajudamos! De acordo com o site M de Mulher, para o ano que chega, alguns nomes de meninas são tendência como Lorena, Milena, Cecília e Ana Laura, além das variações de Antonella (Fiorella, Micaella, Donatella, Ariella…). Nomes de princesas da Disney como Aurora, Bela e Moana, também estão entre as escolhas.

As tendências para 2019 ainda seguem a mesma linha de influência das celebridades. Nomes de filhos de famosos continuam sendo bem ranqueados como Joaquim e Benício (escolha de Angélica e Luciano Huck), Benjamim (como o filho de Gisele Bündchen), Enrico (filho de Karina Bacchi), Theodoro (como o bebê de Michel Teló  e Thais Fersoza, e similar ao de Sandy, que preferiu Theo) e até nomes compostos inspirados em novelas, como Maria Vitória, protagonista de “Tempo de Amar“.

Henry, Ravi e Oliver são nomes com influências gringa que também prometem bombar em 2019. Valentim, nome que saiu da novela “Segundo Sol” e do seriado infantil “Valentins”, também deve fazer sucesso.

Existem os papais que escolhem o nome do filho só depois do nascimento e há aqueles que mal descobrem a gravidez e já decidem como vão chamar seu amor maior. E aí, já escolheu ou vai esperar?

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007