fbpx

Blog

Nem tudo são flores na primavera: confira as principais doenças da estação

Compartilhe este conteúdo:

Setembro é o mês da primavera, das flores, das temperaturas mais altas. A estação vem chegando, e com ela, aquela tradicional alergia nos olhos, coceira no nariz, coriza… mas se engana quem pensa que só as reações alérgicas, como a rinite, nos atingem nesta época. Confira as doenças que mais atingem crianças na primavera e saiba como se prevenir.

A roséola, por exemplo, é comum nesta época. A enfermidade se caracteriza pelo aparecimento de manchas róseas na pele após uma febre alta e pode atingir crianças entre 6 meses e 6 anos de idade. O maior número de casos costuma acontecer em pequenos com até 2 anos, conforme matéria do site Bebê.com.br, do grupo Abril. Ainda não existe vacina contra a roséola. Uma forma de prevenir é evitando o contato do bebê com outras pessoas que estejam doentes e manter bons hábitos de higiene.

Outra doença é a escarlatina, que é infectocontagiosa. Provoca febre alta, que se inicia com uma dor de garganta e causa erupções na pele de cor vermelha escarlate – origem do nome –, e atinge crianças e adolescentes até os 15 anos de idade. “A melhor prevenção é evitar o contato com pessoas doentes, especialmente por ser uma doença transmitida antes mesmo dos primeiros sintomas aparecerem em quem porta a bactéria”, conforme o site.

A catapora, ou varicela, também é comum nesta época. É de fácil propagação, especialmente nas crianças com idade abaixo de 10 anos. A prevenção ocorre por meio da vacinação.

Caxumba, é uma doença viral, que afeta as glândulas parótidas – que produzem a saliva –abaixo das orelhas. É comum em crianças.  A imunização faz parte da vacina tetra viral, mas manter a criança longe de pessoas com a enfermidade é uma forma de evitar o contágio.

A rinite alérgica, como já citamos, é uma alergia que acomete o nariz. Se trata de uma inflamação das mucosas da cavidade nasal e tem como causa a reação excessiva do sistema imunológico às partículas alérgenas do ar. É importante sempre preservar um ambiente limpo e retirar objetos como carpetes, almofadas e pelúcias da casa, para prevenir a alergia. O aspirador nasal para bebês é uma excelente opção para amenizar o desconforto do bebê que sofre com a renite alérgica, pois é muito eficaz na desobstrução das vias nasais.

A conjuntivite é uma inflamação da membrana externa do globo ocular e da pálpebra interior, que causa irritação nos olhos. “Contagiosa, é transmitida de pessoa para pessoa, por meio do compartilhamento de objetos e utensílios pessoais”. A prevenção ocorre com higienização das mãos e não dividir objetos com outras pessoas.

A rubéola é uma doença que causa erupções vermelhas na pele, febre, dores musculares e mal-estar constante, geralmente acomete bebês. É importante evitar o contato direto com a pessoa infectada, não compartilhar objetos e utensílios pessoais e estar em dia com a vacinação.

O sarampo é comum na infância com sinais de febre, tosse seca, coriza, irritação na pele seguida de manchas vermelhas. A prevenção se dá pela vacinação (tetra viral), mas evitar o contato direto com pessoas doentes também é recomendado.

Outra dica importante é não manter água parada em casa. Já que com as temperaturas mais altas ocorre a proliferação do Aedes Aegypti, vetor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

 

 

 

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007