fbpx

Blog

Gestante em forma: confira exercícios físicos para se movimentar

Compartilhe este conteúdo:

Durante a gravidez algumas futuras mamães acabam deixando os exercícios de lado, às vezes por recomendação médica, como quando há risco para o bebê e a mãe, o que deve ser prontamente atendido. Mas tem aquelas que deixam de se movimentar por preguiça, o que é até entendido, já que carregar uns quilinhos a mais não é fácil, o inchaço incomoda, e isso faz com que a vontade de ficar quietinha prevaleça. Com isso, preparamos um texto para dizer que sim, o exercício físico deve fazer parte da rotina das grávidas.

Estudo dos pesquisadores da Universidade Camilo José Cela, de Madri, constataram que a prática de exercícios físicos durante a gestação pode e deve ser feita por todas as mulheres, mesmo aquelas acostumadas a levar uma vida sedentária. Outro estudo, publicado em 2017 no periódico Obstetrics & Gynecology, já havia indicado que as atividades físicas podem ser realizadas por grávidas saudáveis desde o início até as últimas semanas de gestação.

Além disso, de acordo com a Revista Crescer, “as grávidas devem manter níveis moderados de atividade física, isto é, sustentar um ritmo vigoroso, mas sem cansar demais”. A pesquisa espanhola da Universidade Camilo José Cela, de Madri, publicada no periódico JAMA Pediatrics, determinou ainda que “o ideal é combinar exercícios aeróbicos com fortalecedores, que trabalham a musculatura, em sessões de 45 a 65 minutos de duração de 4 a 5 vezes por semana”.

Ninguém precisa ser musa fitness para ser saudável. Com a propagação das influenciadoras digitais nas mídias sociais mostrando sua gravidez e corpo escultural, a gestante passa por desleixada quando engorda um pouco mais, mas é importante lembrar que cada organismo tem seu metabolismo. Assim como a modelo Sarah Stage gerou polêmica por “não ter” quase barriga aos oito meses de gestação, algumas mamães sofrem com o sobrepeso adquirido.

Confira alguns exercícios para fazer durante a gravidez:

– A musculação, pode sim, ser adotada pela gestante, especialmente se a mulher já praticava antes da gravidez. A prática auxilia no fortalecimento da musculatura e na postura;

– O pilates, modalidade que ajuda no fortalecimento muscular também é uma boa pedida, além disso é ótimo para a coluna;

– A hidroginástica pode auxiliar bastante no controle do inchaço, além de ajudar a diminuir o impacto;

– Caminhada, é um execício básico, mas essencial e indicado para praticamente todas as mães. Entre os benefícios está a ajuda na circulação;

– A yoga, além de deixar a mamãe mais flexível, pode ajudar no alívio das tensões com os exercícios respiratórios e o relaxamento.

Importante salientar que todos os exercícios devem ser autorizados por um médico e terem acompanhamento de um profissional de educação física, para o bem-estar da mamãe e do bebê. Depois do nascimento da criança, o prazo para retomar as atividades físicas varia de mulher para mulher, por isso é importante pedir autorização médica e voltar aos pouquinhos a rotina de malhação.

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007