fbpx

Blog

Entenda o significado de cada cor do leite materno

Compartilhe este conteúdo:

O leite materno é fundamental no desenvolvimento da criança, principalmente até os seis meses de vida. Segundo o Ministério da Saúde, é o alimento que tem todos os nutrientes que um bebê precisa para crescer saudável. O leite materno ajuda a evitar crises de diarreia, alergia, doenças respiratórias e obesidade, por exemplo.  

No entanto, amamentar pode ser um desafio para muitas mulheres e um dos aspectos que pode chamar atenção das mamães, especialmente as de primeira viagem, são mudanças na cor do leite. Mas é importante salientar que é normal e esperado que o leite mude de cor. Confira a seguir o que pode significar cada variação de tom no leite materno, lembrando que são alterações sutis e isso acontece porque as mamas são glândulas excretoras. 

Amarelo  

O primeiro leite materno é chamado de colostro, ele sai do peito em pouca quantidade e tem cor amarelada. Esse tom se dá porque é um alimento bastante denso e com muita proteína para o recém-nascido. Além disso, no decorrer da amamentação, o leite materno pode vir a ser amarelo como resultado da alimentação da mãe, caso ela consuma algo que tenha este pigmento.  

Branco  

Na primeira semana de amamentação acontece a apojadura, o que se costuma chamar de ‘descida do leite’. A cor do leite passa a ser esbranquiçada e sai em maior quantidade. “Conforme o seio vai esvaziando, o leite começa a ficar mais branco, porque tem cálcio, fósforo e gorduras. Portanto, ele vai ficando mais espesso e leitoso”, explica a pediatra Marisa Aprile, especialista em amamentação, em entrevista à Revista Bebê.  

Verde e azul 

Se a mamãe é adepta de uma dieta rica em vegetais, o leite pode sair na coloração verde, você sabia? Além disso, não estranhe se o leite surgir azul, esse tom está ligado a ingredientes industrializados que possuem este pigmento. 

Rosa claro 

O leite com tom rosa pode estar relacionado a alimentos com corantes desse tom, mas também pode ser presença de sangue no leite materno. “O leite sai na cor adequada do local em que é produzido. Mas quando ele passa pelo ducto mamário para chegar até o mamilo, ele pode se misturar com um pequeno sangramento que já estava ali e sair rosa”, esclarece a pediatra Honorina de Almeida, membro do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo, também em entrevista à Revista Bebê.  

Marrom 

Já o tom marrom pode ser uma gradação do rosa claro, em que dificilmente é associado com a alimentação da mãe. Esse tom geralmente está diretamente ligado com a presença de sangue no leite materno e é aconselhado que se procure um especialista para investigar a causa.  

 Lembrando que a maioria dessas mudanças de cor são totalmente esperadas, mas se você ficar na dúvida, diminua ou descontinue o consumo dos alimentos que acha que estão provocando a alteração de cor. Se o tom não mudar, procure um especialista para averiguar a causa. 

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007