fbpx

Blog

Dicas para uma viagem segura com as crianças

Compartilhe este conteúdo:

Em um “ano típico”, na época de fim de ano é comum colocar a família no carro e viajar. Seja para a casa dos avós, dos tios ou até para uma praia, os dias de recesso ou férias servem mesmo para descansar. Com a pandemia, além da atenção para averiguar se a família pegou tudo o que precisava, é preciso estar atento também às medidas de prevenção ao novo coronavírus: agora, além da escova de dente, chinelo e protetor solar, é preciso colocar na mala máscara e álcool gel, e reforçar demais hábitos de higiene. Mas o mais importante é saber: tem como fazer uma viagem segura com as crianças na pandemia?

Como viajar de forma segura

Conforme o coordenador do Serviço de Infectologia Pediátrica do Sabará Hospital Infantil Marco Aurélio Palazzi Safadi, em entrevista à Revista Bebê, o deslocamento pode ser seguro. Mas isso se, no destino, estiver apenas a família que já estava em isolamento. Além disso, o objetivo deve ser o de descansar em um ambiente confortável física e emocionalmente para a família.

“O momento que vivemos é particular. O vírus está circulando e, evidentemente, o risco está em qualquer lugar. Mas estar em uma casa, ao ar livre, com a sua família, é seguro”, explica o pediatra.

Prefira as viagens de carro

O ideal é que a família viaje de carro, pois estarão com as pessoas que convivem diariamente, e evitando aglomerações, tão comuns nos aeroportos e rodoviárias nesta época do ano. Confira algumas dicas para uma viagem de carro ainda mais tranquila:

– Evite parar várias vezes na estrada;

– Carregue as refeições que a família precisar fazer no trajeto, e as consuma dentro do carro;

– Sempre que sair do carro, use máscara (exceto crianças menores de 2 anos);

– Se parar para ir ao banheiro, por exemplo, higienize as mãos e, antes de entrar no carro, passe álcool gel;

– Leve diversas máscaras para trocar frequentemente, lembrando que as máscaras são de uso pessoal.

Escolha da máscara

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a Academia Americana de Pediatria (AAP) e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o indicado é que crianças menores de 2 anos não usem máscaras, pois existe o risco de sufocação. Neste sentido, a pediatra e infectologista do Ambulatório de Crianças e Adolescentes do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) Alessandra Marins Pala, orienta pais e responsáveis sobre os riscos e benefícios da utilização das máscaras nos menores de 5 anos. A médica também explica como elas devem ser higienizadas, os tecidos mais seguros para a sua confecção, e a importância da supervisão de um adulto nesse processo de adaptação, colocação e retirada da máscara nos pequenos. 

Para Alessandra, a máscara deve ser apresentada à criança de forma lúdica. A colocação e a retirada do acessório devem ser feitas em forma de brincadeira, criando jogos e desafios que as motivem. Podem ser utilizados brinquedos (bonecas/bonecos) da própria criança para ensinar o uso correto do acessório. As crianças podem ainda participar da escolha das máscaras, que podem ser decoradas com os seus personagens favoritos ou com motivos infantis que as agradem. Além disso, é importante que os adultos deem o exemplo, pois os pequenos se espelham neles.

Sua família também vai viajar? Atentem às dicas de como ter uma viagem segura com as crianças e bom descanso!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007