fbpx

Blog

Dicas para uma boa volta às aulas

Compartilhe este conteúdo:

Para muitos as aulas estão longe de começar, mas para outros, o fim dos dias de descanso está chegando ao fim. Enquanto algumas crianças não veem a hora de voltar a estudar, outras não querem nem pensar sobre isso. E todo o ano é a mesma coisa: “como reorganizar a rotina da criançada”? Está com dúvidas e precisa de ajuda? É pai ou mãe de primeira viagem? Confira nossas dicas!

Organize o material

Um novo ano letivo se inicia e é preciso conferir se o material pode ser reaproveitado e o que precisa ser comprado novo. Organize com a criança e explique que o lápis de cor, por exemplo, nem foi usado no ano anterior e pode muito bem voltar para a mochila desta nova etapa. Se for pai ou mãe de primeira viagem, leve a criança a papelaria, mas não deixa escolher tudo que ela quer, estabeleça limites e explique o que é necessário.

Restabeleça ou crie uma rotina

Nas férias a criançada gosta de dormir tarde e não tem a preocupação de fazer a tarefa de casa. Comece dias antes da volta às aulas, a restabelecer essa rotina. Todo mundo para a cama antes e acordando mais cedo. Para os papais de primeira viagem, comece uma rotina com a criança aos poucos. Explique que deve dormir mais cedo para ir bem nos estudos, comece dando tarefas que você mesmo criou para a criança, como pintar ou desenhar algo.

Defina metas

Pode parecer chato para alguns adultos, mas muitas crianças gostam de desafios. Que tal montar um calendário de metas e atividades que seu filho deve desenvolver e ele mesmo ir marcando o que já está concluído? Por exemplo, acordar no horário definido, não enrolar na hora de escovar os dentes, comer toda a comida, fazer o dever de casa, arrumar o material escolar, e por aí vai.

Prepare o café ou lanche com antecedência

A rotina também deve fazer parte da vida dos pais. De manhã ou depois do almoço, geralmente estamos em um modo mais lento. Por isso, uma dica é preparar o café ou lanche no dia anterior para evitar correrias e estresses. Deixe o pão com manteiga na geladeira e só esquente no outro dia. Higienize as frutas e já as deixe guardadas na lancheira.

Crie um cantinho de estudos

Assim como você deve ter seu escritório em casa para trabalhar, a criança pode ter o cantinho dela para estudar. Para muitos, isso é uma conquista e faz com que se sintam adultos, que eles adoram imitar e se inspiram. Além disso, motiva eles a irem ao seu cantinho especial fazer todas as tarefas para levar ao professor (a) no outro dia.

Gostou das dicas? Comece colocando em prática para ir adaptando os pequenos ao novo. Tudo bem que eles muitas vezes tiram de letra algumas atividades, mas não custa nada ir ajustando aos poucos a nova rotina!

Bom retorno às aulas!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007