fbpx

Blog

Dicas para melhorar a imunidade do bebê

Compartilhe este conteúdo:

Com a variação de temperatura, do extremo calor para o ar condicionado, não há corpo que aguente. Então, os papais procuram dicas para aumentar a imunidade dos pequenos. Buscando, evitar assim, possíveis resfriados, coriza, tosse e outros sintomas.

De acordo com a pediatra Beatriz Beltrame, em artigo para o site Tua Saúde, “o sistema imunológico do bebê vai se tornando mais forte com o tempo através do aleitamento materno”. A médica também indica que os pais devem deixar a criança brincar ao ar livre. “Para que esse tipo de experiência o ajude a melhorar suas defesas, evitando o surgimento de grande parte das alergias a poeira ou ácaros”, defende. “Ao entrar em contato com vírus e bactérias presentes normalmente no ambiente, o que também vai estimular a produção de defesas”, explica.

Leite materno

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses de idade. Outro dado relevante é do Ministério da Saúde. O órgão diz que amamentar reduz em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. Ainda reduz casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

Vacinação

Vacinar o bebê também é essencial para resguardá-lo de doenças graves. Ao nascer, ele deve ser imunizado com a BCG, que protege contra a tuberculose, e é administrada geralmente até as primeiras 12 horas de vida. Da mesma forma, o bebê precisa da dose que protege contra a Hepatite B. É necessário acompanhar o cartão de vacinação para não perder nenhuma data de imunização.

Sol

Segundo a Revista Crescer, em artigo que consultou diversos pediatras brasileiros, o sol também é fundamental para a saúde das crianças. O “banho de sol” deve fazer parte da rotina do bebê a partir do primeiro mês de vida. Para ajudar na imunidade, são suficientes de cinco a dez minutinhos por dia, o que é capaz de ajudar o organismo a ativar a vitamina D. Mas é preciso estar atento aos horários dessa exposição solar, usar chapéus ou bonés, e protetor solar, que é permitido a partir dos seis meses.

Higiene

Rememorando a sua infância deve se lembrar que adorava brincar com terra e andar de pés descalços, certo? Atualmente a sociedade vive uma superproteção com as crianças e acaba as privando desses momentos de liberdade e aprendizado. Claro, que é preciso ter os cuidados básicos de higiene. Manter as mãozinhas limpas, já que estão sempre ao alcance deles, por exemplo. Lembre-se de estar sempre por perto, cuidando o que a criança vai colocar na boca, ou para onde vai se deslocar. Mas deixe a desbravar o “mundo” e a conhecê-lo com os seus próprios sentidos. Além disso, o excesso de limpeza pode fazer com que a criança seja mais propensa a ter alergias. Tendo contato com outro micro-organismos, o seu corpo desenvolverá anticorpos para combater o que for prejudicial à saúde.

Gostou das dicas? Lembrando que são apenas ideias do que você pode fazer para melhorar a imunidade do bebê. Sempre consulte um médico em caso de dúvidas. Até porque com saúde não se brinca, né?

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007