fbpx

Blog

Dicas para a hidratação dos pequenos no verão

Compartilhe este conteúdo:

Cuidar da hidratação deve ser uma prioridade quando se trata de criança e adulto, mas com a chegada do verão, é preciso cuidado redobrado com os pequenos. Devido as altas temperaturas, se perde mais líquido, o que pode levar a uma desidratação, fazendo com que seu filho tenha vômito, diarreia, etc.

“Nos bebês, os principais sintomas (de desidratação) são moleira mais baixa e irritabilidade. Já nas crianças maiores, os olhos ficam secos, o choro é sem lágrima e não há saliva embaixo da língua. Além disso, ao puxar a pele, ela demora a voltar ao lugar e o xixi fica amarelo e concentrado”, explica a pediatra Patricia Tosta, do Fleury medicina e Saúde (SP), em entrevista à Revista Crescer.

Caso você note algum dos sintomas acima, estimule e oferece mais água, sucos e frutas para seu filho. Além disso, fique atento se os sintomas persistirem mesmo após a ingestão dos alimentos e não houver melhora. Se isso ocorrer, não hesite e procure um pediatra o quanto antes.

Recomendação

De acordo com a Academia Americana de Pediatra, crianças de 1 a 3 anos devem beber quatro copos (200 ml cada um) de água por dia. De 4 a 8 anos, a recomendação é de cinco copos e, de 9 a 13 anos, o ideal é beber sete copos por dia para as meninas e oito para os meninos.

Sol e mar

No verão também é importante cuidar da pele dos pequenos, que é mais sensível que a dos adultos. Abuse do protetor solar, roupas com proteção, bonés, chapéus, etc. Além disso, ofereça refeições leves, assim vocês poderão aproveitar melhor o tempo no mar e não correr os perigos de estar com o estômago cheio e entrar na água.

Dicas de sucos para hidratação

Confira dicas do blog Nutrício. Além disso, você pode usar a mesma receita e colocar em forminhas de picolé! Fica igualmente refrescante e saboroso!

Suco Alaranjado

Ingredientes
1 copo (200 ml) de água mineral
1 colher (chá) de açúcar
½ cenoura crua ralada
12 acerolas

Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador por 3 minutos. Coe antes de servir.

Suco Arco-Íris

Ingredientes
½ folha de couve sem talo
½ xícara (chá) de água filtrada ou mineral
1 colher (chá) de açúcar
5 morangos
1 laranja

Modo de Preparo
Esprema uma laranja e coloque o suco no liquidificador com 5 morangos, 1/2 folha de couve sem talo, 1/2 xícara de água filtrada ou mineral e 1 colher (chá) de açúcar. Bata até ficar homogêneo. Sirva em seguida, sem coar.

Suco Fantasia

Ingredientes
1 copo (200 ml) de água mineral
1 beterraba média crua ralada
1 tangerina sem sementes

Modo de Preparo
Lave 1 tangerina média e 1 beterraba média na água corrente. Parta a tangerina ao meio, tire as sementes, esprema-a para tirar o suco (com espremedor de laranja) e despeje no copo do liquidificador. Reserve. Descasque a beterraba, pique-a e coloque no copo do liquidificador. Junte 1/2 xícara (chá) de água filtrada ou mineral. Bata por 1 minuto até ficar homogêneo. Coe a mistura, espremendo bem o bagaço, para tirar o máximo de líquido. Se a criança aceitar, ofereça sem coar. Sirva em seguida.

Gostou das dicas? Não esqueça também de você pai, mãe ou responsável, de se hidratar! O exemplo começa em casa e desde cedo! Bom verão a todos!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007