fbpx

Blog

Dicas e cuidados com as crianças na praia

Compartilhe este conteúdo:

Férias é época de descanso, viagem, praia e piscina, e muitos pais não sabem o que fazem com a energia dos pequenos, que parece não ter fim. É uma época de diversão e que os cuidados devem ser redobrados, por causa da água e calor. Confira dicas para aproveitar a época da melhor maneira e evitando complicações.

cuidado com crianças na praia

Pulseira de identificação

No verão a praia está sempre lotada. Se já é difícil achar um lugar para o guarda sol, imagina uma criança? Uma dica é colocar no seu filho uma pulseirinha de identificação, com seu nome e contato. Os pequenos são muito ágeis e às vezes em um piscar de olhos, desaparecem do redor dos responsáveis. Essa é uma dica importante e que deve ser colocada em prática.

Boias

O pediatra, neonatologista e membro da Sociedade Americana de Pediatria Nelson Douglas Ejzenbaum, em entrevista à Revista Claudia, indicou o uso de boias para crianças menores de cinco anos.

“A boia do tipo colete é a mais eficiente, mas aquela de bracinho também funciona”, afirma o pediatra. Confira se a boia está bem cheia e não possui furo. Outra dica é colocar a boia na criança após a aplicação do protetor solar. Mesmo assim, é fundamental que as crianças sempre fiquem em áreas rasas, tanto da piscina quanto do mar.

Protetor solar

Não esqueça de aplicar protetor solar nas crianças. “Bebês menores de seis meses de idade não devem usar protetor solar, porque a sua pele ainda é muito sensível. É fundamental, portanto, que os pais fiquem atentos às faixas etárias e à data de validade dos produtos. Indico sempre aqueles de fator 30 para cima, independentemente da cor da pele”, explica Nelson.

Além disso, é recomendável fazer um simples teste alérgico antes de usar a loção no corpo da criança. “Aplique uma pequena quantidade na prega do antebraço. Depois, aguarde alguns minutos e veja se houve alguma reação alérgica. Recomendo que o teste seja feito um dia antes do uso, na sombra”, completa o pediatra, que indica o uso de produtos à prova d’água.

Outra dica é sempre colocar bonés e chapéus para proteger os pequenos. Roupas com proteção UV também são ótimas aliadas.

Alimentação

Nessa época é comum as crianças pedirem as comidas que são vendidas na praia. Do milho ao queijo coalho. Mas é preciso cuidado com os alimentos para evitar intoxicação nas crianças, que ainda são bem sensíveis a alguns tipos de comida. “Outra dica importante para os responsáveis é sempre levar água e frutas para que as crianças permaneçam bem hidratadas e alimentadas. Evite comprar coisas que você não sabe a procedência, o que vale tanto para crianças quanto para adultos”, alerta o pediatra.

Agora que você já leu algumas dicas para aproveitar o sol e o mar com a garotada, é só aproveitar as merecidas férias em família e recarregar as energias!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007