fbpx

Blog

Saiba como estimular o hábito de leitura nos pequenos

Compartilhe este conteúdo:

Desde cedo é importante estimular o hábito de leitura nas crianças para despertar a criatividade, senso crítico e desempenho na escrita. A aproximação com os livros deve iniciar antes mesmo da inserção na escola, com os pais lendo para os filhos, por exemplo. Outra dica é lançar mão dos livros interativos.

Ler deve ser rotina, mas não aquela que a criança acha chata como escovar os dentes, por exemplo. O momento deve ser criativo e prazeroso.

Se você for ler para seu filho: interprete. Faça uso de caras e bocas e até mesmo de fantoches, dependendo da idade da criança. Mas se você não tem muito tempo, invista em livros interativos, que ‘falam’ ou cantam, ou aqueles que a cada página surge um personagem em papel ou até mesmo tecido.

O que ler para as crianças?

Desde clássicos, como O pequeno Príncipe e Menino Maluquinho, até Histórias de ninar para garotas rebeldes. A escolha deve ser ampla e diversificada.

Confira algumas dicas:

O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry

Neste clássico, que encanta desde crianças a adultos, os leitores podem encontrar uma magia única. É com enorme sutileza e sabedoria que um príncipe pequenino conta a sua história, de sua flor e de seu pequeno planeta. Através de imagens simbólicas, as passagens de ordem temporal, na vida do autor, Antoine de Saint-exupery, estão ali presentes: casamento e separação, profissões, sonhos, decepções. Os dois personagens tornam-se representações do próprio Saint-Exupéry, em um monólogo que acontece em seu anterior, entre o seu ”eu” verdadeiro e o “outro”.

O meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos

A pobreza, a solidão e o desajuste social vistos pelos olhos ingênuos de uma criança de seis anos. Nascido em uma família pobre e numerosa, Zezé é um menino especial, que envolve o leitor ao revelar seus sonhos e desejos, por meio de conversas com o seu pé de laranja lima, encontrando nele a sua alegria de viver.

Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas

Uma das graças do livro do escritor francês Alexandre Dumas é saber que os três mosqueteiros são, na verdade, quatro — Athos, Porthos, Aramis e D’Artagnan. O romance de capa e espada se tornou universal. Os quatro heróis permanecem encantando os leitores. Não só. A história, levada ao cinema, encanta os espectadores.

A Fazendinha Maluca, de Ziraldo

Ainda nas fraldas, o Menino Maluquinho já botava uma panela na cabeça e saía para descobrir o mundo de um modo todo seu. Brincava com tudo que encontrasse, fazia amigos aqui e ali, pintava muito e, por fim, enchia a barriguinha, que ninguém é de ferro. No dia seguinte, corria para a fazenda do vovô, aprontava o maior auê e só descansava um pouco com o papai, em frente à TV.

Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes, de  Elena Favilli & Francesca Cavallo

Cem histórias que provam a força de um coração confiante: o poder de mudar o mundo. Histórias de ninar para garotas rebeldes é um livro com 100 histórias sobre a vida de 100 mulheres extraordinárias do passado e do presente, ilustradas por 60 artistas mulheres do mundo inteiro. O projeto foi pensado por Elena Favilli e Francesca Cavallo, cofundadoras da empresa de mídia infantil Timbuktu Labs, nos Estados Unidos. O livro conta as histórias que vão de Frida Kahlo, passando por Elizabeth I, até Serena Williams e Maya Gabeira; todas ilustradas por artistas do mundo todo.

Boa leitura!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007