fbpx

Blog

Dia Internacional da Síndrome de Down e a inclusão

Compartilhe este conteúdo:

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março. A data foi criada para dar voz e visibilidade às pessoas que nasceram com a trissomia. Além disso, chama atenção para o direito à inclusão em todas as esferas da sociedade.

Segundo o Movimento Down, a síndrome é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

O Movimento ainda destaca que Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma condição inerente à pessoa, portanto não se deve falar em tratamento ou cura para a trissomia do 21.

dia internacional da síndrome de down

Inclusão

Conforme o Movimento Down, nos últimos anos têm tido um crescimento significativo do número de matrículas de crianças com Síndrome de Down nas escolas. Certamente porque é um direito previsto na Constituição.

No entanto, não significa que sempre esta inclusão se dá de maneira satisfatória: geralmente faltam recursos humanos e pedagógicos para atender às necessidades educacionais dos alunos. “Mas nota-se que esta prática é generalizada e não ocorre por discriminação”, observa o Movimento.

Mas a inclusão vai além do ambiente escolar. Deve ocorrer nos ambientes recreativos, como pracinhas, parques, cinema, teatro, e por aí vai. Além disso, no mercado de trabalho, a legislação prevê que empresas com mais de 100 ou mais funcionários, tenham de 2 a 5 % das vagas reservadas para pessoas com deficiência.

Lei

O artigo 8º da Lei 7.853/89 especifica que recusar a inscrição de um aluno em qualquer escola, seja pública ou privada, por motivos relacionados a qualquer deficiência, é crime. Além de receber uma multa, os diretores ou responsáveis pela escola que se negar a matricular pessoas com deficiência podem ser punidos com reclusão de um a quatro anos.

Dia Internacional da Síndrome de Down – a origem da data

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março , fazendo alusão aos 3 cromossomos no par número 21. A data foi escolhida pela Down Syndrome International, por meio da ideia do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra. Além disso, a data está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo comemorado pelos 193 países-membros da ONU.

Já falamos por aqui sobre a importância de explicar a inclusão para as crianças desde cedo. Portando, ensine seu filho a incluir todos os coleguinhas, a compartilhar, a ajudar. Em outras palavras: a desenvolver a empatia.

Ensine que todas as crianças merecem brincar, se divertir e que apesar das diferenças físicas, todos temos algo em comum: merecemos respeito e ser felizes!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007