fbpx

Blog

Dia dos pais – a diferença entre ser pai e ter um filho

Compartilhe este conteúdo:

É comum ouvir frases como “pai é ajudante”, “pai está de babá”, não é mesmo? Pois bem, ainda é difícil acreditar que em pleno 2019, a sociedade não tenha se dado conta de que um ser, concebido por duas pessoas, é responsabilidade de ambas. Ser pai é ter as mesmas obrigações que a mãe e não se definir como um ajudante, ou que fez algum favor. Com o dia dos pais chegando, é sempre bom reforçar o papel paterno, pois existe uma grande diferença entre ser pai e ter um filho.

Em de seus textos, o médico psiquiatra, psicodramatista, colunista, escritor e palestrante brasileiro, Içami Tiba, define a função: “Paternidade é uma função própria do pai, com direitos e obrigações familiares importantes. Pai não é coadjuvante da mãe, é seu complementar”. No mesmo texto, o autor diz que “pai acomodado, além de não ser um bom exemplo na família, estimula o filho a explorar a mãe. Numa família assim pode se estabelecer uma confusão entre pai acomodado/pai bonzinho e mãe ativa/mãe rabugenta – quando na realidade o pai é negligente e a mãe ativa é obrigada a cobrar as obrigações de todos”.

Por isso a importância de refletir sobre a figura do pai. Um casal unido, que contribui junto para a formação dos filhos serve de exemplo e não faz mais do “a sua obrigação”. Assim deve ser. A sociedade está cheia de mães que precisam desempenhar o papel delas e a de pais. É óbvio que nenhum deve ser sobrecarregado, nem a mulher, nem o homem. Por isso existem divisão de tarefas e planejamento.

Origem da data

O Dia dos Pais é comemorado anualmente no segundo domingo de agosto no Brasil. Há relatos de que a data surgiu na Babilônia, há mais de quatro mil anos, quando um jovem chamado Elmesu fez um cartão de argila para o seu pai, desejando-lhe sorte, saúde e longa vida.

dia dos pais

Brasil

Já no Brasil, segundo alguns registros históricos, foi o publicitário e jornalista Sylvio Bhering que, em 1953, propôs que fosse celebrado o primeiro Dia dos Pais no Brasil, na tentativa de atrair comerciantes a publicitarem no jornal “O Globo”, onde trabalhava. Bhering difundiu a data, que rapidamente se tornou popular.

Inicialmente, Sylvio Bhering escolheu o dia 16 de agosto para comemorar o Dia dos Pais por ser o dia de São Joaquim. Santo, que segundo a tradição católica, é o pai da Virgem Maria e, portanto, avô de Jesus Cristo.

No entanto, para que pudesse ser comemorada sempre aos fins de semana (quando supostamente os pais estão de folga e podem aproveitar o dia com os seus filhos), a data foi modificada para ser celebrada anualmente no segundo domingo do mês de agosto.

Neste dia dos pais, além de abraçar o seu velho e agradecer por tudo o que fez para você ser o que é hoje, reflita se você tem sido um pai presente e com as mesmas responsabilidades da mãe do seu filho. Lembre-se sempre que há uma grande diferença entre ser pai e ter um filho.

Feliz Dia dos Pais!

Acompanhe o Cleanose no Instagram para mais conteúdos 😉

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007