fbpx

Blog

Dia das Crianças: como surgiu a data e como escolher o brinquedo adequado

Compartilhe este conteúdo:

Há quem diga que a infância é a melhor época de nossas vidas. A inocência, a leveza e a curiosidade devem ser as características que mais remetem a esta época.

O Dia das Crianças está chegando, e com ele as lembranças de uma fase doce. As pessoas trocam as fotos do perfil do Facebook, marcam os primos, os irmãos nas fotos, tudo vira alegria! Mas a gente pouco fala da origem desse dia, que no Brasil tem comemoração dupla, também é dia de Nossa Senhora Aparecida. De acordo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), considera-se criança a pessoa com até 12 anos de idade incompletos.

Segundo o portal Brasil Escola, a data é comemorada em diferentes países. “De acordo com a história e o significado da comemoração, cada país escolhe uma determinada data e certos tipos de celebração para lembrar de seus menores”. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) escolheu o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das crianças, pois no mesmo dia, no ano de 1959, o UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança. Documento que estabeleceu direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação. No Brasil, entretanto, a tentativa de se padronizar uma data para as crianças aconteceu algumas décadas antes.

Em 1923, no Rio de Janeiro, na época capital do Brasil, era sediado o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças. Mas a data não se tornou uma unanimidade imediata. Só em 1955, que começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos chamada Estrela.

Presentes

Os brinquedos são os objetos imediatamente pensados quando se fala em presente para as crianças. Afinal, quem não gosta de brincar, não é mesmo?

É importante lembrar que na hora de escolher o regalo respeite-se a faixa etária indicada. No Brasil, é obrigatório que todos os brinquedos tragam a indicação de idade. “Um brinquedo não adequado pode gerar frustração, já que a criança não vai conseguir brincar. A sensação será de derrota”, alerta o psicólogo Rafael Alvarenga, que também escreve para os pequenos, em entrevista ao M de Mulher. Além disso, a indicação no brinquedo garante que ele é seguro, e a criança não corra riscos, como por exemplo, de engolir o objeto. Confira algumas dicas do portal M de Mulher para cada faixa etária:

– De 1 a 3 anos, as crianças estão atentas a sons e gostam de imitar os adultos. Dê preferência a instrumentos musicais, panelinhas, livros com figuras grandes e coloridas, blocos de montar, brinquedos de empurrar, jogos de encaixar, bonecos grandes;

– Dos 3 aos 5 anos, os brinquedos passam a ter o papel de companheiros das crianças. É hora de dar aos pequenos algo que estimule a memória, o raciocínio, a criatividade e a coordenação motora. Bonecos, carrinhos, objetos para o faz de conta, como fantasias; livros para pintar, lápis de cor, giz de cera, tintas, massinha, bolas, quebra-cabeças, blocos de montar, são indicados;

– De 5 a 7 anos, os pequenos estão mais atentos e gostam de brincar com outras pessoas. Eles já se interessam por eletrônicos. Prefira jogos de tabuleiro, fantoches, livros com textos curtos, blocos com letras (para estimular a alfabetização), quebra-cabeças, tintas, lápis de cor. Videogame também pode, mas com horário e conteúdo controlados;

– De 7 a 10 anos, começa a idade para jogos que exijam raciocínio e estratégia. Aposte também em brinquedos que ajudem a gastar energia e a movimentar o corpo. Incentive a garotada a brincar fora de casa, em parques ou no clube. Dê jogos de tabuleiro, bicicleta, skate, patins, kits de profissões, pipa, jogos científicos, por exemplo;

– Dos 10 a 12 anos, os eletrônicos dominam a atenção dos pequenos. Cabe aos adultos incentivá-los a também explorar atividades ao ar livre e a praticar esportes. Ensiná-los a tocar um instrumento musical é uma ótima ideia. Prefira objetos de construção (tipo blocos de montar avançados), videogame, kit de mágica, skate, bolas, patins, violão, guitarra.

Existem várias opções para presentear o filho, sobrinho, afilhado, enteado, mas é sempre bom lembrar que um abraço apertado, carinho e atenção, serão sempre os mais indicados.

 

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007