fbpx

Blog

Cuidados com a pele do bebê no verão

Compartilhe este conteúdo:

O verão nem chegou oficialmente e já dá para sentir na pele o mormaço. A temperatura alta combina com praia, piscina, passeios ao ar livre… Mas você sabe como cuidar da pele do seu bebê? Nós contamos como!

A Revista Bebê, da Abril, conversou com a pediatra e especialista em neonatologia Fátima Parente, de São Paulo. A médica explicou que o ideal é evitar que a criança muito pequena frequente piscinas e praias. “A pele do bebê antes de 6 meses é muito sensível e fina e precisa ser protegida da exposição solar. Por isso, ele só deve tomar os 15 minutos de sol que o pediatra recomenda para a ossificação. Mais do que isso, não se recomenda”, avisa a pediatra.

Muitos adultos se preocupam em carregar a garrafinha de água para não desidratar. Com os bebês, o mesmo deve acontecer, para evitar sérios problemas. “Deve-se beber muito líquido, como água pura, água de coco, sucos naturais e chás para repor as perdas pelo suor“, orienta Fátima Parente.

Além disso, uma alimentação à base de frutas, verduras e proteínas também ajuda. “Procure não comprar bebidas, espetinhos, picolés e outros alimentos vendidos na praia, nem sempre preparados com a devida higiene e que, muitas vezes, sofrem deterioração devido ao calor”, orienta a revista.

Protegendo os pequenos do sol

Primeiramente, o responsável deve cuidar o horário que vai expor a criança ao sol. O ideal é fora do período entre 11 a 17 horas (ou 10 a 16 horas nos estados que não adotam o horário de verão) para nadar ou tomar sol. A recomendação vale também para os dias nublados, pois parte dos raios ultravioletas, nocivos para a pele e mais intensos nesse intervalo, atravessa as nuvens.

Outra dica importante, é nunca esquecer o protetor solar, que deve ser aplicado em todo o corpo e rosto de seu filho. Escolha um protetor com Fator de Proteção Solar (FPS) igual ou superior a 30 e não esqueça de reaplicar com frequência. O uso de boné ou chapeuzinho também deve ser adotado para proteger a pele do rosto, que é mais sensível ao sol.

Doenças de pele

A dermatologista Valéria Marcondes recomenda que os pais fiquem atentos à umidade dos maiôs e sungas da garotada, para impedir a proliferação de fungos causadores de micose e de bactérias que provocam doenças de pele. A recomendação é trocar as peças de banho por roupas secas assim que a brincadeira na água acabar. “Usar chinelos em áreas úmidas e de água parada, como chuveiros coletivos e decks de piscinas, também é um cuidado que minimiza esse risco. Deve-se enxugar bem entre os dedos dos pés e a virilha após o banho“, complementa a dermatologista. Na praia, evite ficar próximo às saídas de córregos e canais, onde quase sempre há esgoto – sinônimo de inúmeras doenças.

E uma última dica importante, que geralmente as vovós sempre falam é: não entrar de barriga cheia na água. “Após uma refeição maior, como o almoço, é importante aguardar pelo menos uma hora para entrar na água. Essa regra vale para todos, mas especialmente para as crianças. Isso porque elas se agitam demais ao brincar e, durante a digestão, o organismo precisa concentrar muito sangue no aparelho digestivo”, explica a Revista Bebê.

Agora que você já sabe dicas importantes para curtir o verão com o seu bebê, aproveite a estação mais quente do ano. E como diz Pedro Bial, “se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro é: use filtro solar”!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007