fbpx

Blog

Crianças e meio ambiente: uma relação a ser cultivada

Compartilhe este conteúdo:

Crianças e meio ambiente constituem uma relação que deve ser cultivada desde cedo. Estamos no mês em que é conhecido como Junho Verde, dedicado a conscientização ambiental, mas não deve ser apenas uma data a levantar a bandeira da preservação dos bens naturais e a conservação dos habitats. Portanto, é preciso atenção ao tema todos os dias e em todas as nossas atitudes.

Uma das formas de falar sobre o tema é a educação ambiental, mas não somente aquela em que é ensinada na escola. Acima de tudo, a conscientização precisa começar em casa. Afinal de contas, os pais são exemplos para os filhos. Além disso, conforme pesquisa publicada na Nature Climate Change, educar crianças e adolescentes sobre as mudanças climáticas aumenta a preocupação dos pais sobre o assunto.

“Há trabalhos mostrando que as crianças podem influenciar o comportamento e as posições dos pais em questões ambientais e sociais, mas este é o primeiro estudo experimental demonstrando que a educação climática para crianças promove a preocupação dos pais sobre a mudança climática”, afirma Danielle Lawson, líder e autora da pesquisa.

Mas como conscientizar os pequenos?

Você pode começar com atitudes simples, como por exemplo, ensinando que lixo deve ser jogado no lixo, e não no chão!

– Da mesma forma, vocês também podem separar o lixo juntos, aproveite e ensine sobre as cores das lixeiras;

– Ensine seu filho a amar e tratar bem os animais desde cedo;

– Escovem os dentes com a torneira fechada, abrindo apenas para enxaguar;

– Evitem o desperdício de comida. Cozinhem o que vão comer e se sobrar reaproveitem;

– Economizem energia; ao sair de um cômodo desliguem a luz;

– Façam uma horta em casa; frequentem a feirinha juntos;

– Tentem maneirar no uso do plástico, prefiram os recicláveis;

– Escolham meios de locomoção alternativos para atividades perto de casa: como a bicicleta, por exemplo;

– Diminuam o consumo de carne, pois estudos indicam que são necessários 9,5 mil litros de água para produzir cada meio quilo de carne.

Mobilização desde cedo

As mudanças climáticas não param. É o verão durante a estação que deveria ser fria e vice-versa. No entanto, pouco paramos para pensar no mundo em que deixaremos para os nossos filhos, já que eles são o futuro dos dias que virão.

As novas gerações já vêm se empenhando neste papel. Um dos exemplos é a jovem sueca Greta Thunberg, que desde 2018, tem atraído a atenção de todo o mundo para as mudanças climáticas ao protestar às sextas-feiras em frente a sua escola.

As crianças são muito curiosas e amam fazer várias perguntas, o que pode ser desafiador na hora de ensinar sobre a educação ambiental, mas é preciso paciência e disciplina, também por parte dos pais. Alguns, às vezes, nem têm atitudes tão sustentáveis e começam a pensar no tema justamente quando viram pais, pois refletem sobre que mundo os pequenos terão pela frente. Lembre-se sempre: crianças e meio ambiente são a chave do que plantamos no presente, para colher no futuro! E certamente você pensa no mundo em que seu filho merece!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007