fbpx

Blog

Como proteger os filhos dos perigos da internet?

Compartilhe este conteúdo:

Cada vez mais cedo as crianças estão tendo contato com a tecnologia. Seja por meio de vídeos no YouTube, pelas redes sociais ou jogos online e acabam ficando suscetíveis aos perigos da internet. Por isso, os pais devem ficar atentos ao conteúdo acessado pelos seus filhos. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Internet Watch Foundation, o número de fotos com nudez ou conteúdo sexual de crianças entre 7 e 10 anos aumentou 360% entre 2020 e 2022. Mais um motivo para redobrar a atenção.

Saiba como proteger seus filhos dos perigos da internet:

Alerte

Como você não consegue acompanhar a todo momento seu filho, alerte-o sobre os riscos presentes no ambiente virtual, reforçando sobre o tipo de comportamento e pessoas que ele deve evitar, orientando para não compartilhar informações pessoais e fotos.

Dê exemplos reais das abordagens dos criminosos na internet, como adultos fingindo ser crianças e os perigos dessa abordagem.

Monitore

Instale programas para evitar que seu filho fique exposto à conteúdos indevidos, como aplicativos que permitem monitorar tudo o que ele está acessando, bloquear sites e que protegem as crianças contra pornografia online. Entre eles: FamilyTime, Qustodio, OurPact e Net Nanny. É preciso instalar o app no aparelho do responsável e da criança. Além disso, especialistas explicam que os celulares possuem controle parental de fábrica, basta habilitá-lo.

Também tenha acesso a todas as senhas do seu filho e verifique o seu histórico de acessos com frequência. Fique de olho nas publicações e interações deles nas redes sociais, para observar seu comportamento e se está sofrendo cyberbullying. 

Controle o tempo de acesso

É fundamental os pais controlarem o tempo que os filhos ficam conectados, estabelecendo regras e horários. Ainda mais as crianças pequenas, já que é na primeira infância que as habilidades motoras e cognitivas são desenvolvidas. As atividades online não proporcionam estímulos suficientes para o desenvolvimento infantil.

O excesso de tempo em frente às telas, tanto para crianças quanto adolescentes, pode ocasionar agitação, agressividade, obesidade, ansiedade e até compulsão. Além disso, prejudica seu desenvolvimento social e emocional, pois eles acabam não convivendo com outras pessoas, praticando atividades físicas e de lazer.

Agora é hora de colocar estas dicas em prática e evitar que seu filho corra riscos na internet.

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007