fbpx

Blog

Como prevenir seu bebê das alergias comuns no verão

Compartilhe este conteúdo:

Com o forte calor, acabam aparecendo manchinhas vermelhas nos bebês. A brotoeja, que é uma das alergias mais comuns, consiste em uma erupção cutânea formada por pequenas lesões avermelhadas. Também conhecida como miliária, a dermatite inflamatória é causada pela obstrução das glândulas sudoríparas, o que impede a saída do suor, por isso estão relacionadas ao calor e afeta principalmente as crianças.

De acordo com a pediatra Kelly Oliveira, formada em Medicina pela Unicamp, e que possui o blog Pediatria Descomplicada, as lesões podem piorar quando agasalhamos demais os bebês. Com o suor excessivo e abafamento da pele, as manchinhas vêm à tona.

A brotoeja costuma aparecer mais no pescoço, tronco, axilas e outros locais onde têm dobrinhas – por isso os bebês sofrem mais – de acordo com a médica. Além disso, geralmente causa muita coceira, o que acaba incomodando bastante os pequenos. É importante ficar de olho no seu filho para a lesão não piorar com o atrito.

A maioria das miliárias costumam desaparecer sozinhas, e aliviam com o esfriamento da pele e medidas que evitem transpiração excessiva, como usar roupas confortáveis e de tecido natural.

Tipos

Existem pelo menos quatro tipos de miliária que são classificados de acordo com a profundidade em que os canais de suor ficam bloqueados. A miliária cristalina ou sudâmina é a mais suave, e é marcada por pápulas (lesões) claras, cheias de líquido, que se desfazem facilmente ao menor atrito ou toque.  As bolhas são pequenas, transparentes e sem sinal de inflamação.

Já a miliária rubra ou brotoeja ocorre na camada intermediária da pele. As pápulas são vermelhas e inflamadas, e é a forma mais comum. Pode ter coceira associada, de acordo com a médica.

A miliária pustulosa acontece quando as vesículas contendo líquido na miliária rubra ficam cheias de pus. Por último, a miliária profunda, que é a mais rara. Afeta a derme, a camada mais profunda da pele. O suor extravasa da glândula sudorípara para a pele, causando lesões mais firmes, semelhante a pápulas vermelhas.

Geralmente, a brotoeja é um quadro benigno e passageiro. Na maior parte das vezes não há motivos para preocupações. No entanto, em algumas situações é preciso estar atento a sinais como aumento da dor, inchaço, vermelhidão ou calor ao redor da área afetada; presença de pus nas lesões; nódulos inchados na axila, pescoço ou virilha e presença de febre ou calafrios.

Prevenção

Mas vamos falar de prevenção? Confira dicas da pediatra Kelly Oliveira, retiradas do seu blog Pediatria Descomplicada:

– Evite superaquecer o bebê! Use roupas leves, de tecidos naturais e não apertadas;

– Mantenha o ambiente onde o bebê dorme ventilado e arejado, e não muito quente. O ideal é a temperatura em torno de 24 graus;

– Evite banhos muito quentes. O ideal é que a temperatura seja em torno de 35-36 graus e não use muito sabonete;

– Pode usar compressas frias nos locais das lesões;

– Para o tratamento, use pomadas a base de componentes calmantes, como a camomila, que sejam hipoalergênico e o mais natural possível;

– Evite usar cremes e pomadas que contenham óleo mineral, que podem bloquear mais os poros;

– Corticóides tópicos podem ser usados nos casos mais graves, porém sempre devem ser indicados pelo médico. Nunca faça automedicação!

O forte calor não tem dado trégua. Se os adultos já sofrem, imagina os pequenos! Siga as dicas e mantenha seu bebê saudável!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007