fbpx

Blog

Como identificar sinais de TDAH nas crianças

Compartilhe este conteúdo:

Hoje em dia, são tantas as distrações a que somos apresentados que manter o foco e se concentrar parece um desafio. E com as crianças, não poderia ser diferente. No entanto, alguns sinais como do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) têm preocupado famílias. Mas será que é possível identificar sinais de TDAH nas crianças? 

O que é o TDAH?

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurobiológico crônico que se caracteriza por desatenção, desassossego e impulsividade.

De acordo com o médico Drauzio Varella, para ser considerado TDAH, esses indícios devem obrigatoriamente manifestar-se na infância. No entanto, eles podem perdurar por toda a vida, se não forem devidamente reconhecidos e tratados. E quais são os sinais de TDAH nas crianças?

Sinais de alerta do TDAH em crianças

O TDAH atinge cerca de 6% de todas as crianças e adolescentes no mundo, de acordo com o maior consenso internacional sobre o assunto, que envolveu 79 pesquisadores de 27 países. Mas identificar sinais do distúrbio em crianças pode ser um desafio, já que a distração pode ser somente devido ao volume de informações a que a criança está tendo acesso.

No entanto, o neurologista pediátrico Carlos Takeushi, em entrevista à Revista Bebê, deu dicas de como identificar sinais de TDAH nos pequenos. “Crianças com TDAH terão sintomas de desatenção persistentes por mais de 6 meses, em um grau que é inconsistente com o nível de desenvolvimento. Isso terá um impacto negativo diretamente nas atividades sociais e acadêmicas”, explicou.

Confira mais alguns exemplos de sinais do TDAH nas crianças: 

– Não prestar atenção em detalhes; 

– Cometer erros por descuido; 

– Ter dificuldade para manter a atenção em atividades lúdicas ou tarefas; 

– Parecer não escutar quando alguém lhe dirige a palavra; 

– Não seguir instruções até o fim; 

– Não terminar tarefas no prazo; 

– Ter dificuldades para organizar atividades; 

– Não gostar de se envolver naquilo que exige esforço mental prolongado; 

– Perder coisas necessárias para as tarefas; 

– Ser facilmente distraído por estímulos externos; 

– Ser esquecido em relação a atividades cotidianas.  

Outros sinais

Além disso, é preciso ficar atento aos sinais de hiperatividade e de impulsividade, segundo o especialista. “A criança fica o tempo todo se movendo, batucando ou se contorcendo nas cadeiras; se levanta em situações nas quais a espera é importante; corre ou sobe nas coisas em situações em que isso é inapropriado. Além disso, ela é incapaz de brincar ou se envolver em atividades de lazer calmamente; não para e fica agindo como ‘se o motor estivesse ligado’; fala demais e com frequência”, lista.  

No entanto, é importante lembrar que o diagnóstico de TDAH deve ser feito por um médico especialista. Assim que os pais observarem esses sinais devem procurar ajuda, mas não significa que necessariamente a criança possua o distúrbio. E você, já notou algum desses sinais de TDAH no seu filho?

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007