fbpx

Blog

Como cuidar da alimentação dos pequenos

Compartilhe este conteúdo:

A introdução alimentar na vida dos bebês começa com papinhas, caldinhos e sucos naturais. Alguns pais em seguida oferecem refrigerantes e outros alimentos ricos em açúcares e até mesmo gorduras. Mas como e por que cuidar da alimentação dos pequenos e dizer não para certos alimentos prejudiciais? Importante lembrar que o aleitamento materno deve ser feito até pelo menos seis meses de idade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Muitas vezes restringir alimentos para os pequenos parece radical, mas todo mundo sabe que uma alimentação saudável é essencial para um crescimento sadio. O que também evita os perigos da obesidade infantil.

O que deve ou não ser ingerido

De acordo com artigo publicado na Revista Crescer, o açúcar deve ser oferecido somente após os 2 anos de idade para a criança. E isso também engloba todo e qualquer produto que contenha a substância entre seus ingredientes. O mesmo serve para o sal, outro alimento que também deve ser evitado na comida dos pequenos.

Depois uma certa idade vem a descoberta pelos salgadinhos, fast foods, pirulitos e balas. Tudo rico em sódio e açúcar. E que se consumidos em excesso, podem fazer muito mal. Por isso a importância de adequar a alimentação da criança desde cedo. Ofereça muitas frutas, legumes, verduras. Brinque com prato! Faça uma floresta com as frutas! Onde o kiwi é a árvore, a banana o caule, a melancia um animal… Solte a criatividade!

A nutricionista Paola Lisboa em entrevista ao blog de alimentação “Conquiste sua vida”, indica a introdução de novos alimentos na comida dos pequenos. “O ideal é sempre oferecer alimentos novos, sem forçar e sem dar recompensas do tipo: Se você comer brócolis, eu te dou um brinquedo. O ideal é brincar mesmo, relacionar com as coisas que elas gostem como: O Hulk é forte e verde porque ele come espinafre! Com as crianças é sempre bom usar esse discurso mais leve e divertido, sem brigas e sem muito estresse, é isso que vai tornar a alimentação mais agradável”, indica a nutricionista.

Confira dicas para fazer com os pequenos

– Chame a criança para preparar sua refeição. Por que assim, por vontade própria, ela pode fazer desenhos com os alimentos no prato e pegar gosto pelo manejo de sua alimentação;

– Opte sempre pelo colorido: para ser divertido e cheio de nutrientes. Peça para a criança escolher cinco cores, por exemplo, e montem o prato de acordo com os alimentos correspondentes;

– Leve seus filhos para fazer compras e apresente os alimentos, fale dos benefícios deles de forma didática e divertida.

Muitas crianças são “chatas na hora de comer” como definem os próprios pais, porque quando menores não foi despertado esse hábito de saber o que está comendo. Mas lembre-se também que você é um espelho para seus filhos. Não adianta dizer que brócolis faz bem e comer apenas batata frita na frente da criança. Seja um exemplo, mas também se permita a ingerir guloseimas ocasionalmente. Afinal de contas, tudo é questão de equilíbrio 😉

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007