fbpx

Blog

Benefícios pouco conhecidos da amamentação

Compartilhe este conteúdo:

A amamentação é o tema do mês de agosto, que é dedicado a ações de incentivo ao aleitamento materno no Brasil. Essa campanha, conhecida como Agosto Dourado, foi instituída em 2017. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Mas apesar da importância desse alimento para a saúde do bebê, ainda há benefícios pouco conhecidos da amamentação. Conheça alguns deles abaixo.

Leite materno tem padrão ouro em nutrição

Falando em qualidade, é preciso relembrar que a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que o leite materno seja o alimento exclusivo da criança até os seis meses de idade e complementado com adição de alimentos variados até os 2 anos ou mais.  

“O leite materno é o melhor alimento durante os primeiros seis meses de vida, pois tem tudo o que o bebê precisa, inclusive água. Ele ainda protege a criança de infecções respiratórias e diarreia, reduz o risco de desenvolver hipertensão, diabetes e obesidade na vida adulta. Além disso, dependendo do peso do recém-nascido, apenas 1ml já é o suficiente para nutri-lo a cada refeição”, explica a coordenadora da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH) da Fiocruz, Danielle Aparecida da Silva. 

Fortalecimento da saúde bucal do bebê 

Você sabia que os movimentos que o bebê faz naturalmente para retirada do leite da mama, ajudam no fortalecimento da saúde bucal? Essa atividade funciona como um exercício para a boca e os músculos do rosto. Isso auxilia no alinhamento dos dentes e no desenvolvimento da mastigação e da fala.  

“Os movimentos realizados pela criança durante a amamentação direcionam a formação dos ossos do rosto, fortalecem e tonificam língua, bochechas e lábios. Isso contribui favoravelmente para o desenvolvimento de habilidades orais não só para a amamentação em si, mas também para a respiração e formação das arcadas dentárias”, ressalta a pediatra Márcia Fonseca Borges, em entrevista à Revista Bebê

Redução da possibilidade de doenças cardiovasculares 

De acordo com a nutricionista infantil e consultora de amamentação, Juliana Luzio, também em entrevista à Revista Bebê, os benefícios do leite materno são tantos que podem, inclusive, apresentar efeitos a longo prazo, prevenindo doenças da vida adulta. Entre eles, a diminuição do risco de se ter diabetes tipo 2, obesidade e hipertensão arterial, causas ligadas ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.  

“A OMS publicou um estudo apontando que indivíduos amamentados apresentaram valores menores das pressões sistólica e diastólica [contrações do músculo cardíaco], menores níveis de colesterol total e risco 37% menor de apresentarem diabetes tipo 2”, exemplifica Juliana.  

Reduz sintomas ligados à ansiedade e depressão na mãe 

Quando um bebê nasce, naturalmente as atenções se voltam totalmente a ele. Isso, infelizmente, faz com que a mãe do bebê acabe ficando em segundo plano, quando deveria ter uma rede de apoio mais forte.  

Amamentar é um desafio para muitas mulheres, pois dói, às vezes o leite demora para descer ou há dificuldade para o bebê conseguir sugar o leite. 

E apesar de todos os desafios de amamentar, é preciso lembrar de um benefício pouco conhecido para as mamães. De acordo com a pediatra Márcia, amamentar pode ajudar a diminuir sintomas de ansiedade e depressão, incluindo a depressão pós-parto. Tudo isso devido ao hormônio do amor, a ocitocina. Ela é estimulada durante a sucção do mamilo pelo bebê, e trabalha as questões de interações psicológicas e afetividade.  

E você, sabia desses benefícios pouco conhecidos da amamentação?

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007