fbpx

Blog

Bebê zen: saiba os benefícios da reflexologia podal

Compartilhe este conteúdo:

Não se sabe ao certo como e quando surgiu a reflexologia, mas as evidências indicam que a massagem terapêutica nos pés têm sido praticada por diversas culturas ao longo da história. As origens remontam à Antiguidade, quando as terapias eram reconhecidas como uma forma de medicina preventiva e terapêutica. “O documento mais antigo, que descreve a prática da reflexologia foi encontrado em escavações do Egito. O pictograma foi produzido entre 2500 e 2330 a.C. e este encontrava-se na tumba de um médico egípcio, Ankmahor, em Saqqara”, conforme o blog Reflexologia.

Os benefícios, no entanto, são diversos. A massagem nos pés ajuda o bebê relaxar, ajuda no alívio as cólicas e diversos outros fatores. “A reflexologia promove diversos efeitos nos bebês, tais como: aumento da circulação sanguínea e linfática, melhora de cólicas, relaxamento, aceleração do desenvolvimento motor e psicológico da criança por meio de estímulos táteis, aumento do vínculo com a pessoa que realiza a massagem dentre outros benefícios”, explica a fisioterapeuta Gisele Kuba, professora de massoterapia do Instituto de Terapia Integrada Oriental (ITIO).

De acordo com o blog Bebê Mamãe, a reflexologia podal pode ser realizada desde os primeiros dias de vida do bebê, claro que no início é importante apenas ficar atenta para não aplicar muita pressão na massagem.

Segundo o site Movimento Inteligente, nossos pés e mãos possuem vários pontos que refletem órgãos e as emoções de cada pessoa e por isso deve-se sempre ter extremo cuidado e atenção ao manuseá-los, pois através deles é possível encontrar grande equilíbrio e saúde.

Passo a passo

– Antes de começar a massagem é importante que o bebê e os pais estejam confortáveis, em um ambiente tranquilo e com temperatura agradável. “A massagem pode ser realizada com óleo ou creme específico para criança”, orienta Gisele Kuba;

– Espalhe o óleo ou creme sobre as pernas e pés do bebê, deslizando suavemente com as pontas dos dedos. Para a planta dos pés é possível utilizar a palma da mão fazendo movimentos circulares sobre toda superfície. Em, seguida massageie os dedinhos fazendo uma pinça com o seu polegar e indicador;

– Para acalmar os bebês, siga a massagem que já foi indicada acima, mas massageie mais com o polegar a parte do dedão, correspondente aos pontos da cabeça e da região do diafragma e aparelho digestivo da criança;

– Para alívio na coluna da criança, o indicado é massagear as laterais dos pezinhos.

O método ainda ajuda na qualidade do sono, regula o funcionamento dos órgãos, estimula a circulação, entre outros benefícios. Mas lembre-se que os bebês são sensíveis, logo, deve-se massagear com cuidado para não machucar os pequenos. Além disso, é indicado consultar o médico pediatra ou um massoterapeuta.

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007