fbpx

Blog

Bebê independente? Confira dicas para os pequenos se alimentarem sozinhos

Compartilhe este conteúdo:

Que o aleitamento materno é essencial, não se discute. A amamentação até os seis meses de vida é essencial e saudável. Mas toda mamãe e todo papai sonham que os bebês consigam ser independentes na hora da alimentação, seja alinhando o leite materno com outros alimentos ou até mesmo segurando o seio ou a mamadeira.

A partir dos seis meses de vida a família começa a introduzir os famosos caldinhos nas refeições dos bebês. De acordo com o site Gestação Bebê, “dos seis aos nove meses de vida, os pequenos ganham mais coordenação motora e começam a querer comer sozinhos, principalmente no momento em que há a introdução de alimentos sólidos. Uma criança consegue desenvolver suas habilidades à medida que a refeição tem novidades, novos sabores e cores. Se a introdução de alimentos variados for gradativa, ela fica curiosa e aprende a manipulá-los até conseguir segurar sozinha”.

Atualmente, com a facilidade dos industrializados, uma alimentação saudável deve ser bem pensada para os pequenos, para não correr risco de obesidade infantil. “Entre 11 meses a um ano e meio, o bebê já deve querer segurar a sua colher. Mas vale ressaltar que cada criança tem seu tempo e é preciso paciência com a bagunça. Levar a colherada do prato para a boca pode demorar, e acontecer por volta dos dois ou três anos”, de acordo com o site.

Importante lembrar que a criança comer sozinha é uma coisa. Deixá-la sozinha é outra. Tome muito cuidado e monitore a refeição de perto!

Dicas

– Deixe o bebê brincar com o momento. Ficar toda hora limpando a criança, fará com que ela se sinta incomodada e ache o momento chato. A limpeza pode esperar;

– Monte um prato com comidinhas em formato de desenho e bem coloridas! Corte legumes em formato de bonecos e casas, por exemplo;

– Use copos com tampa e com alça (uma ou duas), pois facilitam na hora de segurar;

– Faça aviõezinhos! Deixe que o bebê ofereça o alimento para você também, eles adoram imitar os adultos;

– Elogie o esforço de seu filho, mostre que ele está indo bem, ou o corrija de forma carinhosa – pois o momento deve ser prazeroso.

A gente já deu algumas dicas para deixar seu bebê independente, mas é importante lembrar que o acompanhamento nutricional de um profissional é essencial para que seu bebê cresça forte e saudável! Bom apetite!

 

 

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007