fbpx

Blog

Bebê com nariz entupido? Saiba como aliviar a respiração

Compartilhe este conteúdo:

Com a primavera, é comum os pequenos apresentarem alergia que é seguida de tosse, espirros e aquele nariz entupido. A estação pode ser uma dos motivos da obstrução nasal. Continue a leitura e confira dicas para enfrentar essa e outras causas!

De acordo com o pneumologista Paulo Kussek, do Hospital Pequeno Príncipe (PR), em entrevista à Revista Crescer, alergias são uma reação exagerada do sistema imunológico a determinado fator, que gera uma inflamação. O gatilho pode ser, entre outros, poeira, ácaro ou pólen, sendo que esse último explica por que algumas crianças sofrem mais na primavera. Além disso, é uma época em que o ar tende a ficar mais seco, o que favorece o surgimento das crises.

Como tratar

Para o especialista, uma das maneiras de enfrentar as alergias são hidratando bem a criança e mantendo o ambiente limpo, além de buscar orientações e tratamento adequado com um médico.

Para a pediatra, imunologista e alergista do Hospital Infantil Sabará (SP), Alessandra Miramontes, “a higiene nasal é importante para facilitar a drenagem das secreções, eliminar partículas e até mesmo agentes infecciosos que podem se acumular nas vias aéreas superiores, agindo na prevenção das rinossinusites agudas e crônicas”, explicou em entrevista ao portal Minha Vida.

Item que tem facilitado a vida dos pais são os aspiradores nasais. Existe um tipo profissional e outro para uso em casa pelos pais. O aspirador Cleanose é um aparelho de sucção nasal, indicado para uso em crianças de 0 a 4 anos de idade. Seu uso se dá por meio de um sistema de sucção do muco, que proporciona a desobstrução do nariz e o alívio na respiração do bebê.

Além disso, é produzido com material plástico atóxico, o que não machuca as paredes nasais, também é seguro, eficaz e de fácil manuseio. O aspirador utiliza um filtro interno – trocado a cada utilização – que evita a passagem e o contato da secreção com a boca de quem executa a aspiração.

Outras causas

Além da alergia, como citamos no início do texto, outras principais causas podem ser gripe ou resfriado e aumento das adenoides – tecido linfático localizado no fundo do nariz.

Gripe ou resfriado

É comum que os bebês tenham gripe ou resfriado logo no primeiro ano de vida, devido ao sistema imunológico pouco desenvolvido. Também é comum apresentarem olhos lacrimejantes, nariz entupido e febre, por exemplo.

Aumento das adenoides

A adenoide é o conjunto de tecido linfático localizado no fundo do nariz e que faz parte do sistema imune protegendo, assim, o organismo contra microrganismos. O tecido cresce de acordo com o desenvolvimento do bebê, porém em alguns casos pode ter crescimento excessivo e interferir na respiração da criança.

Ficou interessado em adquirir o Cleanose? Clique aqui e saiba mais sobre o produto que tem ajudado e muito na vida dos papais e mamães. E não se esqueça: sempre consulte um médico caso seu filho desenvolve sintomas como tosse, espirros, febre. A causa pode ser outra, e não só obstrução nasal.

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007