fbpx

Blog

Bebê celíaco? Saiba o que é intolerância ao glúten

Compartilhe este conteúdo:

Quem adora uma massinha levanta a mão! Provavelmente você levantou, né? Pois é, quem não resiste a um pãozinho, macarrão, bolo… São tantas delícias! Os adultos muitas vezes recorrem ao ponteiro da balança para não cair na tentação. As crianças também amam este carboidrato. Hoje em dia é raro, mas antigamente as mamães deixavam um pedacinho da massa do pão para os pequenos formatarem e levarem ao forno! E quando são intolerantes ao glúten? O jeito é usar farinha sem a proteína!

Estudo da Universidade Federal de São Paulo, de 2007, revela que 1 a cada 214 brasileiros não reagem bem a esse cardápio. A chamada doença celíaca é a intolerância definitiva ao glúten, proteína presente no trigo, centeio e cevada.

De acordo com o site “Gestação Bebê”, quando o celíaco ingere o glúten seu sistema imunológico reage contra a proteína, levando a uma reação inflamatória que causa uma atrofia das microvilosidades do intestino. Por isso, ocorre a má absorção do nutriente.

Segundo o site “Mãe Me Quer”, o atraso no diagnóstico e não tratamento podem implicar um grande agravamento dos sintomas e do estado nutricional, por isso é muito importante recorrer a um médico especializado logo que os sintomas forem identificados.

Sintomas

– Diarreia crônica;

– Prisão de ventre (obstipação);

– Dores abdominais;

– Barriga inchada;

– Vômito;

– Irritabilidade;

– Alterações frequentes de humor (tristeza e apatia);

– Perda de apetite;

– Perda de peso e aumento de peso insuficiente;

– Atraso no crescimento.

Os sintomas podem aparecer logo que o glúten for inserido na alimentação – o que geralmente acontece aos seis meses, com a introdução de papinhas. Por isso é preciso ficar atento e observar as reações. Lembre-se, antes de introduzir ou tirar alimentos por suspeita que seu filho seja intolerante, consulte um médico! Além disso, será indicada a dieta com as substituições a serem feitas no cardápio. A consulta a um especialista é crucial, sobretudo nestes momentos!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007