fbpx

Blog

Agosto Dourado e a importância do aleitamento materno

Compartilhe este conteúdo:

O leite materno é o primeiro alimento que temos contato na vida. Idealmente, todas as crianças devem mamar no seio da mãe na primeira hora de vida. E o mês de agosto é dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, o chamado Agosto Dourado. Mas você sabe qual é a importância do aleitamento materno?

Agosto Dourado

Essa campanha foi criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A cor dourada simboliza o padrão “ouro” de qualidade do leite materno. 

Isso porque, de acordo com o Ministério da Saúde, o leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês. Além disso, ele é a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil. O aleitamento materno também é capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos.

Importância do aleitamento materno 

O aleitamento materno protege a criança de problemas como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de evitar o risco de desenvolver doenças como a hipertensão, o colesterol alto, a diabetes e a obesidade na vida adulta, por exemplo. 

Por isso, o Ministério da Saúde recomenda a amamentação de forma exclusiva nos seis primeiros meses de vida, e até os 2 anos de idade ou mais como complemento. E mesmo as mães que têm casos confirmados de Covid-19 devem seguir amamentando os seus bebês, com cuidados como uso de máscara e higienização das mãos com álcool gel, por exemplo. 

Dicas para amamentar 

Geralmente, as mães de primeira viagem têm muitas dúvidas sobre amamentação antes mesmo do bebê nascer. Mas a verdade é que não existe uma fórmula pronta ou um modelo de amamentação ideal. O melhor é encontrar um jeito em que você e seu filho sintam-se bem.

Porém, esse processo pode ser longo. E para ajudar, separamos algumas dicas do Ministério da Saúde sobre posição para amamentar e pega da mama. Confira: 

– O bebê deve estar virado para a mãe, bem junto de seu corpo, completamente apoiado e com os braços livres; 
– A cabeça do bebê deve ficar de frente para o peito e o nariz bem na frente do mamilo; 
– Só coloque o bebê para sugar quando ele abrir bem a boca; 
– Quando o bebê pega o peito, o queixo deve encostar na mama, os lábios ficam virados para fora e o nariz fica livre; 
– Ele deve abocanhar, além do mamilo, o máximo possível da parte escura da mama (aréola); 
– Cada bebê tem seu próprio ritmo de mamar, o que deve ser respeitado. 

Lembre-se sempre que a amamentação não deve doer, nem machucar o peito. Se você sentir dor, procure ajuda de um médico ou orientação em um banco de leite. Não se sinta envergonhada ou com medo se o seu bebê não mamar nas primeiras vezes que você tentar amamentá-lo.

Além disso, procure também entender a importância do aleitamento materno e busque ajuda de especialistas para que vocês dois desfrutem ao máximo desse momento único entre mãe e filho. 

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007