fbpx

Blog

A partir de que idade as crianças podem consumir chocolate?

Compartilhe este conteúdo:

Com a época mais doce do ano, vem a correria gostosa de escolher os presentes. Na hora de  de escolher o chocolate dos pequenos surge a dúvida: qual é a idade em que a criança pode começar a consumir chocolate, mesmo?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o consumo de doces só deve iniciar a partir dos 2 anos e respeitando o limite de 25 gramas de açúcar por dia (o que corresponde a duas colheres de sopa). A recomendação, no entanto, não é unânime entre os profissionais da saúde. Segundo o nutrólogo Carlos Alberto Nogueira, diretor do Departamento de Nutrologia Pediátrica da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), a partir de um ano de idade, a criança já está liberada para experimentar. No entanto, os pais devem estar atentos à quantidade.

Em entrevista à Revista Crescer, o nutrólogo disse que “se após o primeiro ano de vida, a criança já pode consumir a refeição da família, é natural que esses ‘alimentos de consumo ocasional’ também façam parte da rotina”. Nogueira ainda deu exemplos e orientações. “Por exemplo, iogurtes adoçados, bolachas recheadas e balas não estão na pirâmide alimentar, mas fazem parte da vida. Portanto, é recomendável que a criança não consuma mais do que 100 calorias diárias desse tipo”, orienta.

idade-criança-comer-chocolate

Caso consumido em excesso, o chocolate pode prejudicar o sono – por possuir substâncias estimulantes – e ainda causar vômito, gases, diarreia e mal-estar, pois é um alimento muito gorduroso. “Sem falar nas crianças que são alérgicas a alguns componentes como o leite, por exemplo, e podem ter reações mais sérias”, explica.

No entanto, se consumido na medida certa, o chocolate pode, sim, trazer benefícios. “Pequenas quantidades diárias de um chocolate de boa qualidade – com pouco açúcar e mais cacau – pode ajudar o organismo a funcionar melhor, já que ele é antioxidante e anti-inflamatório. E é benéfico também para a imunidade, podendo prevenir problemas no coração, obesidade, hipertensão arterial e até diabetes”, completa.

O alimento também proporciona sensação de bem-estar, devido à liberação de endorfinas e serotonina, os chamados “hormônios da felicidade”.

Lembre-se: tudo que é em excesso faz mal. Com o chocolate não seria diferente. E não esqueça de consultar um pediatra caso observe alguma alteração depois da ingestão do doce, já que como citamos acima, seu filho pode ser alérgico a algum componente. Nesses casos, o especialista indicará o tipo adequado.

Feliz Páscoa!

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007