fbpx

Blog

A importância de cuidar dos dentes do bebê ainda na amamentação

Compartilhe este conteúdo:

A partir dos seis meses de idade começam a apontar os dentinhos dos bebês. Nessa época, geralmente eles ainda mamam no peito ou deveriam. Afinal de contas, a amamentação é recomendada até pelo menos os seis meses – exceto quando a mãe não produz leite, e etc.

Assim que começam a aparecer os primeiros dentes, é preciso ficar de olho e começar a higienização. Os dentinhos devem ser limpos pelo menos duas vezes ao dia. O ideal é usar uma escova de cabeça pequena, cerdas macias e preferencialmente do mesmo tamanho. Desde 2015, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda também o uso de creme dental com flúor a partir do primeiro dente, em quantidade equivalente a um grão de arroz. De acordo com a odontopediatra do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Sandra Kalil, em entrevista à Revista Crescer, se essa higienização for feita adequadamente, não é necessário escovar os dentes após as mamadas noturnas.

Aliás, a amamentação não causa cárie. Segundo a odontopediatra, isso é, na verdade, um grande mito. “Muitas vezes essa cárie acontece durante a introdução alimentar, quando temos o suco de frutas, a papinha adocicada, acompanhada do aleitamento. Não é o leite o grande culpado, são esses confundidores”, explica. “É importante reforçar o incentivo ao aleitamento materno, já prejudicado por inúmeros fatores, e esclarecer que ele não é o vilão quando falamos em cáries. O que causa cárie é o açúcar, que, infelizmente, o brasileiro ainda consome muito, e a falta de higienização”, destaca Sandra.

Mas, se o bebê só usa mamadeira, o caso muda. De acordo com a dentista, Beatriz Queiroz, também em entrevista à Crescer, o contato do leite com os dentes é diferente e pode representar um risco maior. “No seio, o leite materno vai direto para o palato menor [a parte de trás do céu da boca], tendo um contato mínimo com os dentes. Já na mamadeira, este leite se espalha pela boca e, mesmo a lactose tendo um potencial cariogênico mínimo, pode ser melhor prevenir”, afirma. No caso do uso de fórmulas, o cuidado precisa ser redobrado, já que algumas delas são adoçadas.

Os pais devem ficar atentos desde quando começam a surgir os primeiros dentinhos. É sempre bom procurar um especialista, que indicará a escova, creme dental ideal para seu filho, já que pode ter sensibilidade a algum componente dos produtos. Até porque um sorriso saudável se constrói desde cedo, não é mesmo?

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007