fbpx

Blog

A hora certa para a criança dormir

Compartilhe este conteúdo:

Quem não se pega pensando durante o dia na hora de dormir? Esperando para enfim deitar na cama e dar aquela relaxada? Adultos, né? Pois alguns pequenos não estão nem um pouco interessados na hora de dormir e nem quando é a hora certa de pegar no sono.

Mesmo que seja algo que eles não gostam muito, dormir bem é fundamental e obrigatório para o desenvolvimento. Um estudo Universidade de Queensland, na Austrália, acompanhou os hábitos de sono de quase três mil crianças de zero a cinco anos e, posteriormente, voltaram a analisar o comportamento delas dois anos depois. A conclusão foi a de que a maior parte das crianças que tinha uma rotina de descanso desajustada apresentava riscos mais significativos de desenvolver problemas. Entre eles déficit de atenção e a dificuldades de aprendizado na escola.

A hora certa para a criança dormir

A especialista em educação que coordenou o estudo, Kate Williams, revelou que uma em cada três crianças têm problemas de sono. “E é claro, que nem todas elas demonstraram uma performance pobre no ajuste à escola, mas o risco de os professores notarem que elas tinham dificuldades nesse ajuste era maior”, diz em artigo publicado na Revista Crescer.

Por isso a importância de um sono tranquilo. Para Kate, é importante que os pais ajustem a hora dos pequenos irem para a cama. Primeiramente, deve-se estabelecer uma rotina de horários, diminuir-se o uso de telas, como tablets, smartphones e televisores. Criar rituais antes de deitar, construindo estratégias para acalmar, como ler, por exemplo, facilita o processo.

Melhor horário para dormir

A pediatra especialista em Medicina do Sono e presidente do Departamento Científico de Medicina do Sono da Sociedade Brasileira de Pediatria, Lucila Bizari Fernandes do Prado, em entrevista à Crescer, revelou que a decisão do horário de levar a criança para a cama deve ser feita considerando a hora que ela despertará na manhã seguinte e quanto tempo de sono terá somado ao longo do dia. Além disso, a necessidade total diária varia de acordo com a idade.

Confira a recomendação de tempo de sono da organização americana National Sleep Foundation, para um período de 24 horas:

– 0 a 3 meses: 11 a 19 horas
– 4 a 11 meses: 10 a 18 horas
– 1 a 2 anos: 9 a 16 horas
– 3 a 5 anos: 8 a 14 horas
– 6 a 13 anos: 7 a 12 horas

Como garantir um sono de qualidade

– Crie uma rotina. Leve a criança para a cama de forma atrativa e no mesmo horário todos os dias, assim ela vai entender o momento de desacelerar;

– Não deixe que os pequenos se alimentem minutos antes de ir para a cama. Na hora da janta invista em alimentos leves para facilitarem a digestão;

– Apague as luzes, desligue os aparelhos eletrônicos e diminua os demais ruídos da casa;

– Invista em leituras antes de pegar no sono. Confira dicas de livros clicando aqui.

Além disso, é importante garantir que a criança durma com o nariz desobstruído para respirar bem. O Cleanose é um aparelho de sucção nasal indicado crianças de zero a quatro anos. Por meio de um sistema de sucção do muco, proporciona a desobstrução das narinas e o alívio na respiração. Compre aqui.

Agora que você já sabe dicas sobre a hora certa para a criança dormir, é só garantir as ações. Assim, você e seus filhos terão uma noite de sono tranquila! Para mais conteúdos sobre maternidade e bem-estar, acompanhe-nos no Instagram 😉

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007