fbpx

Blog

Apneia do sono em crianças: como identificar os sinais?

Compartilhe este conteúdo:

Você sabia que, assim como os adultos, as crianças também podem sofrer com apneia no sono? E os principais sinais são o sono agitado, as alterações de humor, o desempenho escolar ruim e a dificuldade de concentração, que podem ser causadas por esse distúrbio. Saiba mais sobre como identificar a apneia do sono em crianças.

O que é a apneia do sono? 

Segundo o neurologista especialista em medicina do sono do Hospital Israelita Albert Einstein, Leonardo Goulart, em entrevista à Revista Saúde, a apneia do sono trata-se de pausas respiratórias recorrentes que ocorrem enquanto a pessoa dorme, bloqueando a passagem do ar para os pulmões. “A pessoa para de respirar um pouquinho e volta. Para e volta”, explica. 

Além disso, o médico relata que a interrupção recorrente da respiração durante o sono traz diferentes consequências: a oscilação da oxigenação do sangue, por exemplo, coloca o cérebro em alerta. Nesse estado, o cérebro provoca micro despertares, que comprometem a qualidade do sono. 

Com isso, há uma possível redução da produção do hormônio do crescimento – o que afetaria o crescimento adequado da criança. “Há muitos estudos sobre isso em adolescentes. Ao tratar a apneia, os níveis voltam ao normal”, afirma Goulart. 

Incidência da apneia do sono no Brasil

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), cerca de 10% das crianças roncam. Dessas, de 1% a 3% têm apneia e um sono de baixa qualidade. Em adultos, esse número supera os 30%. Além disso, sem diagnóstico e tratamento adequado, a apneia do sono pode causar problemas de saúde, como pressão alta, doenças cardiovasculares e déficits no crescimento.  

O sono fragmentado também traz consequências no dia seguinte, como a dificuldade de concentração e alteração no comportamento, como a irritabilidade. 

Como identificar a apneia 

De acordo com a SBPT, os pais devem ficar atentos aos seguintes sintomas nos filhos: 

– Ronco, que pode ou não ser alto, mas que ocorre todas as noites; 

– Respiração barulhenta, que piora quando a criança está deitada de costas; 

– Dificuldade de respirar pelo nariz; 

– Dormir de boca aberta (pode ocorrer de ficar de boca aberta durante o dia); 

– Agitação durante a noite, com mudanças na posição de dormir; 

– Urinar na cama, principalmente se a criança já tinha prévio controle.  

De acordo com a otorrinolaringologista Sandra Dória, sempre que o sono da criança for agitado e com barulho, ela precisa ser avaliada por um profissional, pois nenhum ronco é normal. “Todo barulho, se for recorrente e ocorrer de três a quatro vezes por semana, deve servir de sinal de alerta”, reitera a especialista em medicina do sono e pesquisadora do Instituto do Sono. 

E você, já observou algum dos sinais de apneia do sono em crianças no seu filho? Que tal levá-lo ao médico e fazer um acompanhamento?

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007