fbpx

Blog

Como preparar seu filho para a chegada de um irmão?

Compartilhe este conteúdo:

Imagine ser filho único, ter a atenção toda voltada somente a você e, de repente, chegar um novo membro na família, com quem você precisa “dividir” seus pais? Pois é assim que muitas crianças se sentem com a chegada de um novo irmão e, por isso, muitas vezes ocorre o ciúme. Confira a seguir algumas dicas para preparar o seu filho mais velho para a chegada de um irmão! 

Envolva a criança nos preparativos  

Uma das primeiras dicas é envolver a criança nos preparativos para a chegada do bebê, como a escolha do enxoval, da decoração do quarto do bebê. Além disso, estimule-o a dizer o que sente. Em entrevista à Revista Crescer, a psicanalista Mônica Pessanha ressalta que “o ciúme é uma reação natural e até saudável”. “Deixe-o saber que você entende o sentimento, incentive-o a colocar em palavras o que está sentindo e, a seguir, tranquilize-o”, explica. 

Dê tempo e espaço ao filho mais velho 

Não pressione o seu filho mais velho a aceitar rapidamente a chegada de um novo membro familiar. Dê um tempo para a criança assimilar a gravidez. E quando o irmãozinho nascer, faça a mesma coisa: dê tempo ao tempo. 

Deixe o irmão cuidar do bebê 

Deixe que o irmão mais velho cuide do bebê, se for vontade dele. É claro que você deve estar sempre por perto, para proporcionar mais segurança aos dois, mas pode permitir que ele segure o irmão, ou que ajude na troca de fraldas e a dar mamadeira, por exemplo. 

Não mude a rotina da criança

Todo mundo sabe que a chegada de um bebê envolve vários preparativos e compromissos mas, se possível, tente não mudar a rotina da criança mais velha. Continue levando-a na pracinha nos mesmos horários, indo tomar sorvete no domingo e lendo para ela antes de dormir, por exemplo.  

Relembre a história do mais velho 

Que tal puxar aquele álbum de fotos do armário, ou abrir a galeria no celular e relembrarem juntos a história do filho mais velho? Lembre desde a gestação até o nascimento, deixe a criança fazer perguntas e assistir a vídeos e fotos. Isso vai reforçar ainda mais que ela é muito especial e que a chegada de um novo membro só vai deixar a família ainda mais forte e unida! 

E você, como preparou seu filho mais velho para a chegada de um irmão? Teve ciúmes? Como você lidou com isso? Conta para a gente nos comentários! 

PRODUTO CADASTRADO NA ANVISA SOB Nº 80584310007